UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM NA AVALIAÇÃO DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

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UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM NA AVALIAÇÃO DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

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dc.contributor.author Scher, Vinícius Teodoro
dc.contributor.author Moreira Junior, Fernando de Jesus
dc.contributor.author Correa, Angela Cristina
dc.contributor.author Schuch Junior, Vitor Francisco
dc.contributor.author Andrade, Dalton Francisco de
dc.contributor.author Bortolotti, Silvana Ligia Vicenzi
dc.date.accessioned 2015-04-22T14:15:48Z
dc.date.available 2015-04-22T14:15:48Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132176
dc.description.abstract Tradicionalmente considerar os escores brutos ou padronizados como o resultado de uma avaliação ou de uma seleção de certo indivíduo é um fato comum. No entanto, os resultados obtidos dependem dos itens ou questões que compõem essas avaliações. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Seus resultados produzem dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil, construindo referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte dos professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais. O presente trabalho apresenta uma analise da prova do ENADE de 2009 que foi respondida por 230.486 alunos ingressantes e concluintes do Curso de Administração de diversas instituições do país por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Foi possível verificar a viabilidade do uso da TRI como instrumento de medida de avaliação dos itens do ENADE, assim como verificar o ganho, em termos de proficiência, entre ingressantes e concluintes. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject ENADE, curso de administração, avaliação educacional, Teoria da Resposta ao Item. pt_BR
dc.title UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM NA AVALIAÇÃO DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.type Article pt_BR


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