dc.contributor.author |
Scher, Vinícius Teodoro |
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dc.contributor.author |
Moreira Junior, Fernando de Jesus |
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dc.contributor.author |
Correa, Angela Cristina |
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dc.contributor.author |
Schuch Junior, Vitor Francisco |
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dc.contributor.author |
Andrade, Dalton Francisco de |
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dc.contributor.author |
Bortolotti, Silvana Ligia Vicenzi |
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dc.date.accessioned |
2015-04-22T14:15:48Z |
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dc.date.available |
2015-04-22T14:15:48Z |
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dc.date.issued |
2014-12-05 |
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dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132176 |
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dc.description.abstract |
Tradicionalmente considerar os escores brutos ou padronizados como o resultado de uma avaliação ou de uma seleção de certo indivíduo é um fato comum. No entanto, os resultados obtidos dependem dos itens ou questões que compõem essas avaliações. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Seus resultados produzem dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil, construindo referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte dos professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais. O presente trabalho apresenta uma analise da prova do ENADE de 2009 que foi respondida por 230.486 alunos ingressantes e concluintes do Curso de Administração de diversas instituições do país por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Foi possível verificar a viabilidade do uso da TRI como instrumento de medida de avaliação dos itens do ENADE, assim como verificar o ganho, em termos de proficiência, entre ingressantes e concluintes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.subject |
ENADE, curso de administração, avaliação educacional, Teoria da Resposta ao Item. |
pt_BR |
dc.title |
UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM NA AVALIAÇÃO DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
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dc.type |
Article |
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