CONFIGURAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): EXPANSÃO E IMPACTOS NA UFPEL

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CONFIGURAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): EXPANSÃO E IMPACTOS NA UFPEL

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dc.contributor.author Assis, Cristina Rotta
dc.contributor.author Afonso, Mariângela da Rosa
dc.contributor.author Veronez, Luiz Fernando Camargo
dc.contributor.author Ribeiro, José Antonio Bicca
dc.contributor.author Schild, José Francisco Gomes
dc.date.accessioned 2015-04-22T11:33:11Z
dc.date.available 2015-04-22T11:33:11Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132158
dc.description.abstract O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para atuarem na educação básica e a elevação da qualidade das escolas públicas. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mesmo já tendo institucionalizado o PIBID desde 2010, no ano de 2014 expande significativamente suas ações, e novas áreas foram incorporadas ao trabalho na perspectiva de fomentar as ações de impacto social no universo da rede pública de educação. Esta pesquisa busca mapear as ações que estão sendo realizadas nos diferentes segmentos do Projeto Institucional do PIBID/UFPEL (2014-2017), e como estratégia metodológica utilizou-se a análise documental e o estudo de caso. Particularmente trazemos o caso do Curso de Educação Física da Escola Superior de Educação Física (ESEF) que atualmente conta com 68 bolsistas, onze supervisores que são professores de Educação Física da rede pública de ensino e quatro coordenadores de área, atuando em quatro escolas públicas municipais e estaduais. Os resultados preliminares apontam que com a expansão das ações na ESEF/UFPel, há uma aproximação dos bolsistas com o universo da escola tendendo a favorecer o processo de construção de suas identidades profissionais, bem como fortalecer suas aprendizagens. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Políticas públicas; formação; Educação Física; escola pública. pt_BR
dc.title CONFIGURAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): EXPANSÃO E IMPACTOS NA UFPEL pt_BR
dc.type Article pt_BR


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