A CORRELAÇÃO ENTRE A QUANTIDADE DE DOCENTES MESTRES E DOUTORES E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO ENADE: A REALIDADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DSpace Repository

A- A A+

A CORRELAÇÃO ENTRE A QUANTIDADE DE DOCENTES MESTRES E DOUTORES E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO ENADE: A REALIDADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Show simple item record

dc.contributor.author Nicolini, Alexandre Mendes
dc.contributor.author Torres, Adriana Amadeu Garcia
dc.contributor.author Macedo, Paulo Cesar de Albuquerque
dc.contributor.author Câmara, Evandro de Campos
dc.date.accessioned 2015-04-13T14:41:47Z
dc.date.available 2015-04-13T14:41:47Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132044
dc.description.abstract A fim de entender até que ponto a qualidade do que é ofertado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) sofre influência direta da titulação do seu quadro de docentes, o presente artigo teve como objetivo verificar a correlação existente entre a performance dos estudantes no Enade e a proporção de docentes com titulação de mestre e/ou doutor. Tendo caráter exploratório, o estudo contou com pesquisa bibliográfica e a base de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) referente as duas últimas edições Enade em que o curso de administração esteve presente – 2009 e 2012. Com um nível de confiança de 95%, foi testada a possibilidade de correlação entre o desempenho dos estudantes concluintes do curso de administração no Enade e a proporção de docentes com titulação de mestre e/ou doutor vinculados aos cursos de graduação nas IES. A análise dos resultados demonstrou que a correlação entre o quantitativo de docentes mestres e/ou doutores e o desempenho dos estudantes é fraca. Os motivos possíveis para tal é a ausência da pedagogia na formação docente, o fato do Enade estar focado na prática, ou mesmo pela academia perder profissionais com conhecimento tácito, mas sem titulação em função das exigências de formação stricto sensu para o quadro docente. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Educação Superior. Avaliação. Enade. Titulação dos docentes. pt_BR
dc.title A CORRELAÇÃO ENTRE A QUANTIDADE DE DOCENTES MESTRES E DOUTORES E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO ENADE: A REALIDADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-345.pdf 426.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar