dc.contributor.author |
Nicolini, Alexandre Mendes |
|
dc.contributor.author |
Torres, Adriana Amadeu Garcia |
|
dc.contributor.author |
Macedo, Paulo Cesar de Albuquerque |
|
dc.contributor.author |
Câmara, Evandro de Campos |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-13T14:41:47Z |
|
dc.date.available |
2015-04-13T14:41:47Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-05 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132044 |
|
dc.description.abstract |
A fim de entender até que ponto a qualidade do que é ofertado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) sofre influência direta da titulação do seu quadro de docentes, o presente artigo teve como objetivo verificar a correlação existente entre a performance dos estudantes no Enade e a proporção de docentes com titulação de mestre e/ou doutor. Tendo caráter exploratório, o estudo contou com pesquisa bibliográfica e a base de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) referente as duas últimas edições Enade em que o curso de administração esteve presente – 2009 e 2012. Com um nível de confiança de 95%, foi testada a possibilidade de correlação entre o desempenho dos estudantes concluintes do curso de administração no Enade e a proporção de docentes com titulação de mestre e/ou doutor vinculados aos cursos de graduação nas IES. A análise dos resultados demonstrou que a correlação entre o quantitativo de docentes mestres e/ou doutores e o desempenho dos estudantes é fraca. Os motivos possíveis para tal é a ausência da pedagogia na formação docente, o fato do Enade estar focado na prática, ou mesmo pela academia perder profissionais com conhecimento tácito, mas sem titulação em função das exigências de formação stricto sensu para o quadro docente. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Superior. Avaliação. Enade. Titulação dos docentes. |
pt_BR |
dc.title |
A CORRELAÇÃO ENTRE A QUANTIDADE DE DOCENTES MESTRES E DOUTORES E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NO ENADE: A REALIDADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |