dc.description.abstract |
Este texto parte de inquietações e reflexões formuladas por nós, enquanto docentes do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas. Tais reflexões dizem respeito a como vem sendo pensado e organizado os estágios no Curso de Bacharelado em Turismo – UFPEL Ensino Superior. O presente trabalho configura-se como uma pesquisa exploratória, envolvendo levantamento bibliográfico, desenvolvido com base em material já elaborado e pesquisa documental. A análise documental foi realizada buscando identificar informações factuais nos documentos a partir de questões de interesse.O papel da universidade na sociedade, a concepção de um curso de Bacharelado em Turismo, a formação do Bacharel em Turismo, objetivos do estágio, principais competências a desenvolver, bem como alguns dos posicionamentos teóricos em relação a cada um destes aspectos, são questões debatidas ao longo do artigo. Nosso objetivo é, então, problematizar estas questões, procurando vislumbrar possíveis alternativas de ação que sejam capazes de, simultaneamente, repensar os cursos na relação consigo mesmo, na sua relação com os outros e com a sociedade. |
pt_BR |