FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA GESTÃO DE EAD DO IFPR

DSpace Repository

A- A A+

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA GESTÃO DE EAD DO IFPR

Show simple item record

dc.contributor.author Tibes Júnior, Célio Alves
dc.contributor.author Siena, Osmar
dc.contributor.author Oliveira, Clésia Maria de
dc.date.accessioned 2015-04-13T12:52:30Z
dc.date.available 2015-04-13T12:52:30Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132005
dc.description.abstract A pesquisa que deu origem a este artigo visou analisar, em processos de gestão implantados, os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) que contribuem para o desenvolvimento do modelo de gestão de Educação a Distância (EAD) do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O estudo de caso com uso da metodologia de identificação de FCS foi realizado em três etapas distintas: (1ª) Seleção e definição das variáveis por meio de observação participante, e análise de documentos institucionais; (2ª) Levantamento das informações com uso de protocolos de estudo de caso, questionários e entrevistas com gestores de processos; e (3ª) Análise, interpretação e discussão dos dados coletados. Como resultados foram identificados 21 macros processos instalados e dezenas de atividades e micro processos, além de rupturas de gestão. As informações de processos, atividades e rupturas foram cruzadas em análise quantitativa quanto à frequência e relevância (dependência processual), obtidas a partir das respostas das entrevistas, identificando assim o elenco essencial de Fatores Críticos de Sucesso que influenciam os processos gerenciais, administrativos e pedagógicos do Campus. Nos resultados também se chegou ao elenco de 10 processos considerados FCS que foram avaliados de forma crítica. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Fatores críticos de sucesso. Educação à distância. Modelo de Gestão de EAD. Processos de Gestão. pt_BR
dc.title FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA GESTÃO DE EAD DO IFPR pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-313.pdf 594.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar