AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO DO VALE MÉDIO IGUAÇU E A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

DSpace Repository

A- A A+

AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO DO VALE MÉDIO IGUAÇU E A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Show simple item record

dc.contributor.author Gumbowsky, Argos
dc.contributor.author Siqueira, Edite
dc.date.accessioned 2015-04-10T15:36:42Z
dc.date.available 2015-04-10T15:36:42Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131931
dc.description.abstract O artigo objetiva geral junto ao instrumento de planejamento das instituições de educação superior (PDI) da região do Vale Médio Iguaçu, a concepção da pesquisa, visando o crescimento institucional e o desenvolvimento regional. A pesquisa caracteriza-se como exploratória (levantamento bibliográfico e pesquisa documental) e de campo. Desenvolveu-se nos municípios de União da Vitória (PR) e Porto União (SC). Quanto ao desenvolvimento da pesquisa nas IES pode-se constatar que não existe uma política institucionalizada. Somente a UnC possui grupos de pesquisa consolidados e registrados no CNPQ. Constatou-se que a prática da transferência de tecnologia não ocorre na região pelas IES pesquisadas. Os empresários, assim como os representantes de entidades de classe mostraram-se satisfeitos com a atuação das IES, quanto ao ensino de graduação. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Regional. Pesquisa. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Educação Superior. pt_BR
dc.title AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO DO VALE MÉDIO IGUAÇU E A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-276.pdf 569.2Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar