INDICADORES DE EVASÃO, POLÍTICAS CURRICULARES E IMPACTOS NA GESTÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

DSpace Repository

A- A A+

INDICADORES DE EVASÃO, POLÍTICAS CURRICULARES E IMPACTOS NA GESTÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Show simple item record

dc.contributor.author Falcão, Gabriela Lins
dc.contributor.author Sansil, Cláudia da Silva Santos
dc.date.accessioned 2015-04-10T12:47:20Z
dc.date.available 2015-04-10T12:47:20Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131902
dc.description.abstract As políticas curriculares norteadoras da Educação Profissional (EP) vêm sofrendo fortes alterações no Brasil desde a década de 1970. Com o intuito de compreender as tensões, e os desafios presentes nas referidas propostas, este estudo busca entender as relações e mediações sócio-históricas a partir das quais estas foram construídas, evidenciando o processo de inserção e de consolidação da EP dentre os níveis e modalidades de ensino. Além da dimensão formativa, a tal processo de consolidação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil atribuíram-se indicadores, a exemplo das taxas de evasão e das correlações entre currículo formativo e sua consonância com o mundo produtivo. Assim, considerando sua natureza qualitativa e bibliográfica, a pesquisa desenvolve-se a partir da leitura analítica dos dispositivos legais, das orientações presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais, considerando, ainda, o diagnóstico e as recomendações contidas no Acórdão n. 506/2013, elaborado pelo Tribunal de Contas da União acerca da realidade e das problemáticas vivenciadas no âmbito da Rede. À luz de estudiosos das áreas de Educação, Formação e Gestão Escolar, foram discutidas questões referentes ao universo EP, às teorias curriculares e às relações entre currículo, mundo produtivo e evasão, apontando caminhos para o diagnóstico e o desenvolvimento de ações de gestão com vistas ao enfrentamento e à melhoria dos indicadores apontados. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Currículo; Educação Profissional; Evasão Escolar. pt_BR
dc.title INDICADORES DE EVASÃO, POLÍTICAS CURRICULARES E IMPACTOS NA GESTÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-255.pdf 317.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar