dc.contributor.author |
Stelzer, Joana |
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dc.contributor.author |
Gonçalves, Everton das Neves |
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dc.contributor.author |
Todescat, Marilda |
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dc.contributor.author |
Rizzatti Júnior, Gerson |
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dc.contributor.author |
Alves, Maria Aparecida Silva |
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dc.contributor.author |
Morella, Patrícia Duarte Peixoto |
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dc.date.accessioned |
2015-04-08T11:42:01Z |
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dc.date.available |
2015-04-08T11:42:01Z |
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dc.date.issued |
2014-12-05 |
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dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131796 |
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dc.description.abstract |
Autonomia Universitária Didático-Científica é garantia e prerrogativa prevista no artigo 207, da Constituição da República Federativa do Brasil, devendo ser analisada de acordo com os objetivos e princípios constitucionais, inclusive quando se trata da Educação a Distância. O planejamento para atingir a autonomia exige o estabelecimento de políticas públicas. Contudo, essas políticas devem ser formuladas com a participação efetiva (e não somente formal), da Sociedade civil, da Universidade e do Estado. A presente investigação objetiva delinear aspectos que devem ser considerados no momento do emergir e desenvolver uma política pública de Educação, notadamente a voltada para o âmbito universitário e mais especificamente para a Educação a Distância (EaD). A pesquisa foi feita sob base lógica indutiva, quanto ao objeto consistiu em pesquisa jurídico-teórica e no que tange ao objetivo classificou-se como pesquisa descritiva. A coleta de dados foi bibliográfica e documental, enquanto a abordagem foi qualitativa. Os dados foram apresentados em forma de textos. Ao final, concluiu-se que a garantia da autonomia em prol da Universidade não a isenta do cumprimento de seu papel constitucional, tendo que atentar sempre pelos princípio da subsidiariedade e da proporcionalidade na promoção de uma política educacional. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomia Universitária; Políticas Públicas; Educação a Distância; Princípio da Subsidiariedade. |
pt_BR |
dc.title |
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE JURÍDICA À LUZ DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
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