INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE JURÍDICA À LUZ DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA

DSpace Repository

A- A A+

INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE JURÍDICA À LUZ DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA

Show simple item record

dc.contributor.author Stelzer, Joana
dc.contributor.author Gonçalves, Everton das Neves
dc.contributor.author Todescat, Marilda
dc.contributor.author Rizzatti Júnior, Gerson
dc.contributor.author Alves, Maria Aparecida Silva
dc.contributor.author Morella, Patrícia Duarte Peixoto
dc.date.accessioned 2015-04-08T11:42:01Z
dc.date.available 2015-04-08T11:42:01Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131796
dc.description.abstract Autonomia Universitária Didático-Científica é garantia e prerrogativa prevista no artigo 207, da Constituição da República Federativa do Brasil, devendo ser analisada de acordo com os objetivos e princípios constitucionais, inclusive quando se trata da Educação a Distância. O planejamento para atingir a autonomia exige o estabelecimento de políticas públicas. Contudo, essas políticas devem ser formuladas com a participação efetiva (e não somente formal), da Sociedade civil, da Universidade e do Estado. A presente investigação objetiva delinear aspectos que devem ser considerados no momento do emergir e desenvolver uma política pública de Educação, notadamente a voltada para o âmbito universitário e mais especificamente para a Educação a Distância (EaD). A pesquisa foi feita sob base lógica indutiva, quanto ao objeto consistiu em pesquisa jurídico-teórica e no que tange ao objetivo classificou-se como pesquisa descritiva. A coleta de dados foi bibliográfica e documental, enquanto a abordagem foi qualitativa. Os dados foram apresentados em forma de textos. Ao final, concluiu-se que a garantia da autonomia em prol da Universidade não a isenta do cumprimento de seu papel constitucional, tendo que atentar sempre pelos princípio da subsidiariedade e da proporcionalidade na promoção de uma política educacional. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Autonomia Universitária; Políticas Públicas; Educação a Distância; Princípio da Subsidiariedade. pt_BR
dc.title INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE JURÍDICA À LUZ DA AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-165.pdf 268.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar