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É possível construir saberes históricos por meio dos jogos eletrônicos com temática histórica? Partindo desta problemática, esta pesquisa procura caminhos para algumas possíveis respostas, interpretadas a partir de dados de uma pesquisa qualitativa, a respeito da opinião de um grupo de jogadores do 7° ano do Colégio Aplicação da UFSC, tendo como objetivo o de diagnosticar os saberes históricos construídos, por meio dos jogos eletrônicos de temática histórica. A pesquisa empírica foi desenvolvida em três fases: na primeira etapa foi feito um questionário, que identificou, dentre outros aspectos, a relação dos jogadores com jogos de temática histórica, identificando uma preferência pelo jogo Assassin’s Creed. Na segunda parte, foi realizada a entrevista com três jogadores escolhidos previamente utilizando da metodologia da História Oral e, por último, ocorreu a imersão e observação no jogo Assassin’s Creed, com um dos jogadores da entrevista. Como aporte teórico utilizou-se algumas categorias do campo da Educação Histórica, que estuda o pensamento histórico em diferentes âmbitos, além do meio escolar, sendo que para compreender o saber histórico dos jogadores utilizou-se conceitos como “Consciência Histórica” e “Explicação Histórica”, que buscam reconhecer a complexidade e as formas de argumentação histórica. Durante a pesquisa identificaram-se vários saberes históricos, que fazem dos jogos eletrônicos um campo de pesquisa tanto para historiadores como professores de história. |
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