dc.contributor.author |
Medeiros, Cátia Silene Gehrke de |
|
dc.contributor.author |
Zamberlan, Luciano |
|
dc.contributor.author |
Drews, Gustavo Arno |
|
dc.contributor.author |
Pizolotto, Maira Fátima |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-06T14:30:37Z |
|
dc.date.available |
2015-04-06T14:30:37Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-05 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131699 |
|
dc.description.abstract |
Nas organizações universitárias o aperfeiçoamento dos serviços prestados e a melhoria contínua no atendimento não são fenômenos naturais, pois dependem de ações, planos estratégicos, educação continuada e principalmente, o envolvimento de todo o seu público interno. Assim, através de um programa de marketing interno e a colaboração dos gestores a organização estudada visa qualificar sua estrutura interna e principalmente, seu capital humano. Esta investigação estudo buscou avaliar os resultados proporcionados pelas ações de endomarketing em duas unidades de atendimento a alunos de quatro Campi de uma instituição de ensino superior comunitária do noroeste do Rio Grande do sul por meio da aplicação de 47 questionários para avaliar a importância e a percepção dos colaboradores com relação às ações adotadas pela universidade. Percebeu-se que as dimensões custo e comunicação estão com grande parte de suas variáveis necessitando de aprimoramento. A análise de variância aduziu algumas diferenças na percepção das práticas de marketing interno entre os Campi. A universidade necessita direcionar seus esforços para tais variáveis, pois tanto o alinhamento nos fluxos de trabalho e de informações quanto o investimento nos colaboradores são fundamentais para a consolidação de um programa de marketing interno. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing interno, universidade, atendimento. |
pt_BR |
dc.title |
A GESTÃO DO MARKETING INTERNO EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA COM ESTRUTURA MULTICAMPI: A PERSPECTIVA DOS COLABORADORES QUE ATUAM NO SETOR DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |