CONTRIBUIÇÃO DAS COMUNIDADES DE PRÁTICA PARA O PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO EM UMA IES DO SEGMENTO PRIVADO

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CONTRIBUIÇÃO DAS COMUNIDADES DE PRÁTICA PARA O PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO EM UMA IES DO SEGMENTO PRIVADO

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dc.contributor.author Buchele, Gustavo Tomaz
dc.contributor.author Souza, João Artur de
dc.contributor.author Todescat, Marilda
dc.contributor.author Coelho, Maristela Denise
dc.contributor.author Sabino, Mileide Marlete Ferreira Leal
dc.contributor.author Francisco, Thiago Henrique Almino
dc.date.accessioned 2015-04-06T13:41:12Z
dc.date.available 2015-04-06T13:41:12Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131686
dc.description.abstract Na educação superior, a gestão do conhecimento ainda é um conceito que carece de um esclarecimento singular para que as práticas emergentes possam se diluir nos modelos institucionais existentes. Nesse sentido, as comunidades de prática (CoPs) surgem como instrumento de relevância substancial à construção de uma cultura de avaliação. Desse modo, o objetivo deste artigo é o de identificar em que medida as CoPs podem colaborar com o processo de auto avaliação em uma instituição de educação superior. Para a consolidação da pesquisa, buscou-se ainda a caracterização da comunidade de prática que é objeto do estudo, a identificação das lacunas do processo de auto avaliação da instituição estudada, a discussão do processo que ocorre por meio das CoPs e a apresentação das propostas e ações de gestão do conhecimento que surgiram a partir da atividade da comunidade de prática que se constituiu na instituição em análise. No que tange à metodologia, trata-se de um estudo predominantemente qualitativo, descritivo, bibliográfico, documental, por meio da análise de conteúdo e estudo de caso. Os resultados oriundos da pesquisa, por sua vez, demonstraram que as comunidades de práticas colaboram e permitem uma difusão do conhecimento de forma sistemática e inovadora. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject Gestão do Conhecimento. Comunidades de Prática. Ensino Superior. pt_BR
dc.title CONTRIBUIÇÃO DAS COMUNIDADES DE PRÁTICA PARA O PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO EM UMA IES DO SEGMENTO PRIVADO pt_BR
dc.type Article pt_BR


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