A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA SUBJACENTE: O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS?

DSpace Repository

A- A A+

A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA SUBJACENTE: O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS?

Show simple item record

dc.contributor.author Pinho, Ruth Carvalho de Santana
dc.contributor.author Therrien, Jacques
dc.date.accessioned 2015-04-06T12:32:17Z
dc.date.available 2015-04-06T12:32:17Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131666
dc.description.abstract O enfrentamento dos dilemas educacionais requer uma racionalidade diferente daquela oriunda do pensamento dominante. Entendendo-se a racionalidade pedagógica como elemento fundante da ação educativa, tornou-se pertinente investigar como esta integra o projeto político-pedagógico, o currículo e as práticas docentes em um curso de nível superior. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar os aspectos que evidenciam e caracterizam a racionalidade pedagógica do corpo docente do Curso de Ciências Contábeis da UFC. Em face da natureza dos elementos a serem analisados e em função do problema de pesquisa, optou-se pela modalidade de pesquisa colaborativa, utilizando-se de técnicas tais como as entrevistas com grupos focais e as sessões reflexivas. Conclui-se que aspectos da racionalidade pedagógica que podem ser sintetizados na capacidade de justificar as suas práticas, no equilíbrio das diversas racionalidades que se fazem presentes e imprescindíveis na formação do aluno de Contabilidade, o qual permite inclusive, a elaboração de concepções próprias sobre a prática docente, propiciará por intermédio do projeto político-pedagógico, do currículo e das práticas docentes uma ação educativa reflexiva e transformadora. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject racionalidade pedagógica. projeto político- pedagógico. pt_BR
dc.title A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA SUBJACENTE: O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS DISCURSOS DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS? pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-110.pdf 301.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar