Marketing de relacionamento: o caso da Empresa Nacional de Administração dos Portos (ENAPOR, S.A) da ilha de São Vicente em Cabo Verde

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Marketing de relacionamento: o caso da Empresa Nacional de Administração dos Portos (ENAPOR, S.A) da ilha de São Vicente em Cabo Verde

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Rocha, Rudimar Antunes da
dc.contributor.author Conceição, Ivanilda Isidora Vieira da
dc.date.accessioned 2015-04-02T17:01:51Z
dc.date.available 2015-04-02T17:01:51Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131483
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo principal deste trabalho é confrontar os preceitos inerentes a tipologia de Marketing de Relacionamento descrita por Regis Mckenna (10 P's) com os critérios utilizados na gestão de marketing de relacionamento da ENAPOR S.A. da Ilha de São Vicente - Cabo Verde, com base em dados do período que vai do 20semestre de 2006 até o 1° semestre de 2008. 0 método utilizado nessa pesquisa é o estudo de caso, caracterizado por um estudo descritivo. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada realizada com uma técnica, um diretor e uma escrituraria da referida organização. A abordagem central da pesquisa foi qualitativa, pelo fato de buscar identificar as estratégias e formas de gestão de marketing de relacionamento usadas na ENAPOR S.A.. Durante as entrevistas, fez-se, primeiramente, um levantamento do histórico e de outras informações relevantes da empresa, visando alicerçar a análise. Esta técnica permitiu uma descrição adequada do caso, através de um estudo qualitativo. Posteriormente, foi apresentando o organograma e o funcionamento da ENAPOR, bem como destacados os pensamentos teóricos de marketing para serem confrontados com as atividades de marketing de relacionamento utilizados pela referida empresa. Na seqüência foram feitas análises deste confronto e a proposição de melhorias. Frente As analises efetuadas, foi possível verificar uma grande atuação da empresa numa vertente do marketing que eles acreditam estar bem no inicio. Por esta razão, contatou-se a necessidade de se aprofundar o conhecimento no marketing do relacionamento e aperfeiçoa-los As atividades que já estão sendo desenvolvidas, bem como adotar outras ações estratégicas que fortifiquem o relacionamento entre os agentes envolvidos com a ENAPOR S. A.. pt_BR
dc.format.extent 96 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Marketing de relacionamento pt_BR
dc.subject Clientes pt_BR
dc.subject ENAPOR S.A pt_BR
dc.subject Republica de Cabo Verde pt_BR
dc.title Marketing de relacionamento: o caso da Empresa Nacional de Administração dos Portos (ENAPOR, S.A) da ilha de São Vicente em Cabo Verde pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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