PRÁTICAS DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÕES DO INEP/MEC: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

DSpace Repository

A- A A+

PRÁTICAS DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÕES DO INEP/MEC: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Show simple item record

dc.contributor.author Aguiar Filho, Armando Sérgio de
dc.contributor.author Batista, Michelle Espíndola
dc.contributor.author Hickson, Rosangela Silqueira
dc.contributor.author Nassif, Mônica Erichsen
dc.date.accessioned 2015-04-02T13:20:13Z
dc.date.available 2015-04-02T13:20:13Z
dc.date.issued 2014-12-05
dc.identifier.isbn 978-85-68618-00-4
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131441
dc.description.abstract Em um mundo cada vez mais dinâmico, acirrado pela concorrência nacional e internacional, a confiabilidade, integridade e disponibilidade das informações referentes a uma Instituição de Ensino Superior (IES) podem determinar sua sobrevivência no mercado. Ao longo dos últimos anos, diversos autores vêm discutindo como avaliar a qualidade dos serviços prestados por essas instituições e nunca se questionou tanto a qualidade e os valores cobrados por esses serviços. Tem-se acentuado a necessidade de reflexão sobre a gestão das IES, preparando-as para as transformações que estão ocorrendo no ambiente em que operam. Nesse mesmo cenário competitivo, as Instituições de Ensino Superior também procuram sobreviver no mercado e investem em práticas de gestão, como a obtenção e gerenciamento da informação e do conhecimento, seja para atender às exigências do Ministério da Educação (MEC) quanto para o anseio da sociedade por uma educação de qualidade. Tendo em vista esse cenário foi feito um estudo de caso de uma IES que criou um setor responsável por gerenciar as informações relacionadas às demandas emanadas do MEC. Foi possível analisar a importância do Departamento de Projetos da IES (DPJBH), como fator determinante na seleção, recepção, organização e disponibilização das informações para as avaliações do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e consequentemente para o bom desempenho da IES nessas avaliações externas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.subject : Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Instituição de Ensino Superior, Avaliações do INEP/MEC. pt_BR
dc.title PRÁTICAS DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÕES DO INEP/MEC: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2014-63.pdf 243.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar