dc.contributor.author |
Oliveira, Antonio José Barbosa de |
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dc.contributor.author |
Magalhães, Rosélia Pinheiro |
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dc.date.accessioned |
2015-04-01T14:31:44Z |
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dc.date.available |
2015-04-01T14:31:44Z |
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dc.date.issued |
2014-12-05 |
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dc.identifier.isbn |
978-85-68618-00-4 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131378 |
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dc.description.abstract |
Este artigo aborda o tema dos movimentos sociais na perspectiva da resistência social, conforme tratado por Scott (2000) e sua relação com a implantação de Políticas de Ação Afirmativa no Brasil. Dá enfoque à análise dos movimentos sociais, a partir da abordagem feita por Gohn (2011), no campo da educação, focando a educação superior. Considera as características históricas da questão da cidadania no Brasil a partir de Carvalho (2006). Concebe as Políticas de Ação Afirmativa nas Universidades brasileiras como desmembramento das pressões organizadas dos movimentos sociais e como dispositivos do Estado para democratização do acesso ao ensino superior, revertendo uma curva de exclusão que sempre caracterizou a história da educação superior. Apresenta o cenário atual da assistência estudantil, com as novas demandas dos movimentos sociais, que reivindicam a existência de condições materiais e simbólicas para a permanência, na universidade, dos estudantes oriundos das classes populares. Tal realidade contemporânea traz novos – e sérios - desafios para a gestão universitária brasileira. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU |
pt_BR |
dc.subject |
: movimentos sociais – ação afirmativa – assistência estudantil – gestão universitária |
pt_BR |
dc.title |
MOVIMENTOS SOCIAIS E AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: UMA PERSPECTIVA DE AMPLIAÇÃO DA CIDADANIA NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
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