Analise do processo de comunicação organizacional: um estudo de caso no Curso de Graduação em Administração Distancia

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Analise do processo de comunicação organizacional: um estudo de caso no Curso de Graduação em Administração Distancia

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Dalmau, Marcos Baptista Lopez
dc.contributor.author Sfredo, Janine Mattana
dc.date.accessioned 2015-03-11T12:07:35Z
dc.date.available 2015-03-11T12:07:35Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130426
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract A comunicação, vista corno elemento influenciador da qualidade do sistema educacional, deve ser objeto de relevância neste processo, pois, por não possuírem uma lógica própria, as informações geralmente não são percebidas e conhecidas da mesma forma por todas as pessoas. Segundo a UNESCO (1997) a aprendizagem aberta e à distância constituem os segmentos da educação e treinamento que mais vem tomando força e crescendo rapidamente no mundo todo. Ela vem sendo concebida em países em desenvolvimento como um instrumento importante para alcançar jovens e adultos cujas necessidades de aprendizagem por razões financeiras, geográficas ou outras, não foram satisfatoriamente atendidas pelo sistema de educação e treinamento convencionais. Tendo em vista a relevância dos processos de comunicação na educação à distância, apresenta-se o Curso de Graduação em Administração oferecido pelo Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina como objeto de estudo. A fim de buscar a solução para os problemas de comunicação deste curso, tem-se como problema: Como estruturar o processo de comunicação entre os agentes do curso de graduação em Administração à distância do Departamento de Ciências da Administração da UFSC? Quanto a metodologia caracteriza-se como: descritiva, pesquisa-ação, documental, bibliográfica. Nota-se que a comunicação entre as dois agentes supervisores da tutoria ocorre, sempre, via comunicação informal, o que acaba gerando dificuldades na realização de atividades pois, algumas das informações acabam perdendo-se por não ficarem registradas e assim. A falta de padronização da comunicação de tutores para alunos, o que acaba por interferir na qualidade dos serviços prestados, pois tais comunicações ficam a critério da personalidade e da postura que cada tutor adota. Neste sentido faz-se necessária, também, a padronização destas comunicações, as comunicações entre tutoria e alunos deve adotar um padrão único, para que o resultado final dos processos de aprendizagem não sejam comprometidos bem como seja fornecido o devido estimulo aos estudantes pela busca do aprender. A adoção de um ambiente virtual para os agentes do curso (coordenadores, tutores supervisores e tutores) seria uma alternativa viável para sanar tal deficiência, neste ambiente poderiam ser disponibilizadas informações de cunho administrativo e pedagógico, como por exemplo, os procedimentos para validação de disciplinas, as atividades que devem ser realizadas durante a semana bem como as próximas atividades, os procedimentos para requerimento de envio de apostilas e ainda dados de todos os agentes do curso. Além destes dados, este ambiente também poderia facilitar a comunicação entre os três turnos de tutoria, hoje, esta comunicação é praticamente nula, os tutores tem apenas contato com os demais tutores que trabalham no mesmo turno, esta comunicação entre todos os turnos torna-se importante a medida que é a partir da troca de idéias e experiências destes agentes que se desenvolvem alguns dos padrões que podem ser adotados por todos os membros da organização. Conclui-se que a organização deve buscar gerir estrategicamente suas informações, fornecendo as informações adequadas, às pessoas corretas no momento exato, para que assim possa fornecer subsídios aos processos de tomada de decisão e planejamento do curso. pt_BR
dc.format.extent 115 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Padronização pt_BR
dc.subject Educação à distância pt_BR
dc.title Analise do processo de comunicação organizacional: um estudo de caso no Curso de Graduação em Administração Distancia pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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