Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais

DSpace Repository

A- A A+

Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mick, Jacques
dc.contributor.author Noa, Cykman
dc.date.accessioned 2015-03-10T19:24:32Z
dc.date.available 2015-03-10T19:24:32Z
dc.date.issued 2015-03-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130416
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho procura analisar abordagens críticas e propositivas em relação à educação escolar, observando as contribuições de diversos autores para a elaboração de novos horizontes educativos, alternativos ou complementares à educação tradicional. Através da identificação de fraquezas e assincronias da escolarização convencional, cria-se a possibilidade de dilatação dos paradigmas tradicionais e de proposta de novos métodos. A diversificação didática pode ser apontada como uma atualização que possibilite aos alunos um processo de aprendizagem significativa, valorizando seus diversos perfis e tornando-os participantes ativos da atribuição de sentido ao conteúdo, em um processo com vistas à substituição do rigor disciplinar pela orientação emancipatória. Os processos de aprendizado voltam-se, então, menos à aquisição de conhecimentos que ao exercício da reflexão a seu respeito, propiciando às aulas de Sociologia, em particular, meios de provocar nos alunos a consciência crítica e histórica típicas dos objetivos dessa disciplina. Esse conjunto de propostas é incorporado num plano de aula, que foi aplicado no Estágio Curricular em 2013 e do qual se realiza uma análise retrospectiva com vistas à dissolução, nele, dos mesmos pilares convencionais que se criticaram em relação à escola. pt_BR
dc.format.extent 91 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject sociologia pt_BR
dc.subject educação pt_BR
dc.subject pedagogia pt_BR
dc.subject aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject métodos didáticos pt_BR
dc.title Velhos paradigmas e novos parâmetros: experiências pedagógicas não convencionais pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCL Noa Cykman.pdf 1.233Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar