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Este trabalho procura analisar abordagens críticas e propositivas em relação à educação escolar, observando as contribuições de diversos autores para a elaboração de novos horizontes educativos, alternativos ou complementares à educação tradicional. Através da identificação de fraquezas e assincronias da escolarização convencional, cria-se a possibilidade de dilatação dos paradigmas tradicionais e de proposta de novos métodos. A diversificação didática pode ser apontada como uma atualização que possibilite aos alunos um processo de aprendizagem significativa, valorizando seus diversos perfis e tornando-os participantes ativos da atribuição de sentido ao conteúdo, em um processo com vistas à substituição do rigor disciplinar pela orientação emancipatória. Os processos de aprendizado voltam-se, então, menos à aquisição de conhecimentos que ao exercício da reflexão a seu respeito, propiciando às aulas de Sociologia, em particular, meios de provocar nos alunos a consciência crítica e histórica típicas dos objetivos dessa disciplina. Esse conjunto de propostas é incorporado num plano de aula, que foi aplicado no Estágio Curricular em 2013 e do qual se realiza uma análise retrospectiva com vistas à dissolução, nele, dos mesmos pilares convencionais que se criticaram em relação à escola. |
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