Trabalho, natureza e educação infantil: a educação ambiental na educação infantil no contexto de vida das famílias residentes no distrito de Ratones, Florianópolis.

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Trabalho, natureza e educação infantil: a educação ambiental na educação infantil no contexto de vida das famílias residentes no distrito de Ratones, Florianópolis.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Conde, Soraya F.
dc.contributor.author Alcubierre, Karina Strohhaecker Lisa
dc.date.accessioned 2015-03-10T13:15:54Z
dc.date.available 2015-03-10T13:15:54Z
dc.date.issued 2014-09-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130396
dc.description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo trata de compreender como a relação entre infância e natureza é abordada e trabalhada na educação infantil; como a unidade Creche Hermenegilda Carolina Jacques, localizada no bairro de Ratones, é orientada para desenvolver este trabalho e qual a opinião das famílias, diante de seus contextos de vida e de trabalho, no que se refere à percepção da educação ambiental na educação infantil e como dão importância e relevância a isto em seus cotidianos. Levamos em consideração a existência de um documento específico orientador para a prática educativo-pedagógica na educação infantil de toda a Rede Municipal de Ensino do Município de Florianópolis, no que tange o trabalho pedagógico nas relações das crianças de 0 a 6 anos com a natureza (chamado de Núcleo de Ação Pedagógica (NAP) – Relações com a Natureza: manifestações, dimensões, elementos, fenômenos e seres vivos) e o fato de a instituição de educação infantil onde desenvolvemos este trabalho possuir ações pedagógicas focados com a natureza em seu Projeto Político Pedagógico (2013). Em termos metodológicos, realizamos revisão da bibliografia sobre a temática do trabalho, da educação ambiental crítica e da educação infantil. Também fizemos análise documental e aplicamos questionários semiestruturados com 25 famílias de crianças com idades entre 5 e 6 anos, com o objetivo de caracterizar o contexto social, econômico, de vida e de trabalho das famílias, a visão, a importância e o conhecimento delas sobre as ações ambientais da unidade pesquisada. Por fim, apresentamos os resultados da pesquisa, na qual apontamos que, nas relações sociais que estabelecemos com a natureza, os processos históricos da nossa sociedade em suas vertentes econômicas, culturais, educacionais, políticas e ambientais têm papel central; os documentos que norteiam o trabalho ambiental desta unidade apresentam intencionalidades e pretensões acerca da educação ambiental com as crianças e; as famílias, de fato, entendem a educação ambiental como importante na formação de seus (as) filhos e filhas desde a educação infantil. pt_BR
dc.format.extent 92 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Natureza pt_BR
dc.subject Educação Ambiental Crítica pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.title Trabalho, natureza e educação infantil: a educação ambiental na educação infantil no contexto de vida das famílias residentes no distrito de Ratones, Florianópolis. pt_BR
dc.type TCCes pt_BR
dc.contributor.advisor-co Giraldi, Mariana


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