Interações: um estudo sobre o tema a partir de vozes de professoras de uma instituição de educação infantil da Grande Florianópolis.

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Interações: um estudo sobre o tema a partir de vozes de professoras de uma instituição de educação infantil da Grande Florianópolis.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Momm, Caroline Machado
dc.contributor.author Valter, Camila Wilwert
dc.date.accessioned 2015-03-10T12:35:43Z
dc.date.available 2015-03-10T12:35:43Z
dc.date.issued 2014-09-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130388
dc.description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como impulso experiências observadas e/ou realizadas durante a trajetória profissional na Educação Infantil, com especial interesse em ampliar as concepções e compreensões a respeito das interações que acontecem nos espaços coletivos destinados ao atendimento educativo de crianças de zero a seis anos de idade – creches e pré-escolas. Tem, portanto, como objetivo realizar um estudo reflexivo sobre as interações que transcorrem no interior de creches e pré-escolas, buscando um diálogo entre a teoria e a prática pedagógica, no cruzamento de importantes documentações que regem o trabalho pedagógico na Educação Infantil com as declarações de professoras de educação infantil sobre suas práticas pedagógicas. Para sua realização optou-se pela análise documental e entrevistas com professoras de educação infantil da rede municipal de ensino da grande Florianópolis, no intento de pensar o objeto a partir de suas múltiplas determinações . A análise dos dados obtidos a partir das entrevistas realizadas com as professoras no que se refere ao diálogo entre teoria-prática pedagógica sobre as interações no cotidiano pedagógico, nos apontou que as profissionais anunciam que organizam e planejam seu trabalho orientando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e no Projeto Político Pedagógico, um indicativo que pode explicar o fato de que por vezes é possível perceber as interações intimamente ligadas aos movimentos e momentos de brincadeiras. pt_BR
dc.format.extent 65 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject educação infantil pt_BR
dc.subject criança pt_BR
dc.subject infância pt_BR
dc.subject Teoria Histórico-cultural pt_BR
dc.title Interações: um estudo sobre o tema a partir de vozes de professoras de uma instituição de educação infantil da Grande Florianópolis. pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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