Empreendedorismo corporativo: uni estudo de caso no Centro Oftalmológico de Diagnose e Terapêutica

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Empreendedorismo corporativo: uni estudo de caso no Centro Oftalmológico de Diagnose e Terapêutica

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Moretto Neto, Luis
dc.contributor.author Pedron, Luana Elise
dc.date.accessioned 2015-02-27T16:25:09Z
dc.date.available 2015-02-27T16:25:09Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130196
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract O empreendedorismo corporativo 6 o tipo de empreendedorismo praticado dentro das organizações. Uma cultura empreendedora valoriza os funcionários e possibilita aos mesmos trabalhar em equipe, apresentar novas idéias e desenvolver novos projetos. O Centro Oftalmológico de Diagnose e Terapêutica(CODT), uma empresa da área da saúde, tem reunido esforços para melhorar o desempenho de sua equipe. 0 estudo sobre a análise do empreendedorismo corporativo, focando as características comuns aos empreendedores como motivação, propensão a assumir riscos, capacidade de resolver problemas, liderança e criatividade, é o objetivo geral deste trabalho. Assim pretendeu-se realizar um estudo voltado a analisar as características empreendedoras dos funcionários do CODT e propor ações de fomento ao desenvolvimento de uma cultura empreendedora no ambiente interno. Quanto metodologia aplicada, o estudo classificou-se quanto aos fins como: qualitativa; quantitativa; descritiva e aplicada. Quanto aos meios a pesquisa classificou-se como: documental; bibliográfica, ex-post-facto; e estudo de caso, com o levantamento de dados no próprio local em que os fenômenos ocorrem. A análise dos dados foi realizada através de ferramentas estatísticas, informações obtidas na empresa e resgate literário. As características empreendedoras estudadas, não apresentaram índices satisfatórios quanto as categorias: resolução de problemas, liderança e criatividade. As categorias motivação, e propensão a assumir riscos apresentaram índice satisfatório. Em relação a uma análise geral das categorias de análise, constatou-se que 50% têm baixo ou razoável grau empreendedor, sendo este um percentual pouco satisfatório para a formação de uma cultura empreendedora. Já em relação análise cruzada entre as respostas obtidas dos médicos e funcionários não se observou diferença entre a distribuição do grau de empreendedorismo das categorias analisadas. pt_BR
dc.format.extent 82 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.subject Empreendedorismo corporativo pt_BR
dc.subject Cultura empreendedora pt_BR
dc.title Empreendedorismo corporativo: uni estudo de caso no Centro Oftalmológico de Diagnose e Terapêutica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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