Avaliação, instrumento do trabalho pedagógico a ser pensado.

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Avaliação, instrumento do trabalho pedagógico a ser pensado.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Agostinho, Kátia Adair
dc.contributor.author Teixeira, Bianka Marlete Machado
dc.date.accessioned 2015-02-25T20:16:51Z
dc.date.available 2015-02-25T20:16:51Z
dc.date.issued 2014-09-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130165
dc.description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Florianópolis, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo geral refletir, repensar e qualificar os conhecimentos a cerca da avaliação como instrumento pedagógico, focando nos documentos oficiais para compreender qual sua funcionalidade, intencionalidade e importância na educação infantil. Para atingir este objetivo, inicialmente foi realizada uma busca de alguns estudos que se dedicaram a temática, realizando um diálogo com as teorias na tentativa de compreender qual o papel e importância da avaliação para o fazer pedagógico do professor de Educação Infantil, seguido do levantamento dos trabalhos sobre a avaliação do GT7 da Anped de 2004 a 2013 e por fim, foi feito um levantamento das concepções sobre a avaliação nos documentos oficiais da Educação Infantil no país. Pensando na avaliação como um instrumento que nos possibilita refletir sobre as propostas pedagógicas e o modo como cada criança se envolve com as mesmas, dando maior visibilidade ao processo, com o foco não apenas na criança, mas sim em tudo que foi feito e pensado com e para ela, e que permite descrever os avanços, desafios e conquistas durante todo percurso pedagógico. A partir do estudo foi possível perceber algumas características que delineiam e perpassam a escrita da avaliação. Ela é um instrumento da prática pedagógica que não é neutro, pois revela concepções de criança, infância e se entrecruzam com todo cenário educativo. Possui ainda uma indissociabilidade com os outros instrumentos pedagógicos: observação, registro, planejamento, em que um depende do outro e necessitam ser feitos diária e sistematicamente para que o objetivo da avaliação se cumpra. Ressalta-se a importância de um encaminhamento coletivo, pautado e orientado pelos documentos oficiais, que possuem concepções em suas entrelinhas a serem interpretadas pela unidade de educação e não pelos indivíduos isoladamente. Alerta-se para o caráter formativo da avaliação, que coaduna-se a participação das crianças neste momento, pois elas tem muito a nos dizer sobre o que pensam e como agem. O estudo ainda minimamente nos revela uma ligação entre avaliação da e na educação Infantil, mencionada por alguns dos autores com os quais dialogamos. pt_BR
dc.format.extent 38 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ação pedagógica pt_BR
dc.title Avaliação, instrumento do trabalho pedagógico a ser pensado. pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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