O momento do descanso de crianças de 4 e 5 anos na rede municipal de Araranguá: limites e possibilidades da rotina e da ação pedagógica.

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O momento do descanso de crianças de 4 e 5 anos na rede municipal de Araranguá: limites e possibilidades da rotina e da ação pedagógica.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Neiverth, Thaisa
dc.contributor.author Fernandes, Adriana Cristina Resende
dc.date.accessioned 2015-02-23T19:18:39Z
dc.date.available 2015-02-23T19:18:39Z
dc.date.issued 2014-09-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130084
dc.description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Araranguá - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa objetiva observar, problematizar e analisar o momento de descanso e sono das crianças de 4 e 5 anos em duas instituições de Educação Infantil do município de Araranguá, destacando os limites e as possibilidades da rotina e da ação pedagógica. Ao discorrer sobre o tema enfatizamos as relações entre infância e escola, caracterizando a influência da concepção de desenvolvimento, da história, da política e das condições objetivas na organização do planejamento e da rotina. Como metodologia foi feita uma busca bibliográfica sobre o tema e algumas de suas determinações históricas, políticas e pedagógicas. Utilizou-se entrevista com os educadores e coordenadores e visitas a dois Centros de Educação Infantil de Araranguá-SC. O trabalho organiza-se em três capítulos que analisam o momento do sono como expressão das diversas relações e contradições expressas na organização do cotidiano da Educação Infantil. Constata-se que o sono nessa primeira etapa da Educação Básica deve ser compreendido como um elemento de desenvolvimento, mas também de currículo, no qual as questões específicas da faixa-etária e da singularidade da criança devem ser levadas em conta no planejamento do educador. Planejamento esse que deve ser assegurado por condições objetivas de recursos e materiais. pt_BR
dc.format.extent 47 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Assistencialismo pt_BR
dc.subject Rotina pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.title O momento do descanso de crianças de 4 e 5 anos na rede municipal de Araranguá: limites e possibilidades da rotina e da ação pedagógica. pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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