Acolhimento da criança no centro de educação infantil e as relações que produz na organização dos espaços.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Acolhimento da criança no centro de educação infantil e as relações que produz na organização dos espaços.

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Possamai, Fabíola
dc.contributor.author Krischanski, Joice Adriane de Assis Pereira
dc.date.accessioned 2015-02-23T13:42:54Z
dc.date.available 2015-02-23T13:42:54Z
dc.date.issued 2012-03-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130060
dc.description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil pt_BR
dc.description.abstract Este artigo trata da forma como é organizado o espaço na rotina da educação infantil, sendo priorizado o momento do acolhimento, na recepção das crianças na unidade. A organização do espaço tem sido discutida atualmente como fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, bem como as relações que ela produz nesse espaço com o com o outro e com o próprio espaço físico. O objetivo é refletir sobre as atuais discussões e propor alternativas de sua qualificação. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa, do tipo observacional. Este como recurso que permite reorientar o planejamento durante sua execução, que foi realizada em um Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Joinville localizada no norte catarinense. Os autores presentes no estudo são Vygotsky (2011), Horn (2004), Zabalza (1998), Bassedas (1999), Craidy (2001) que discutem a importância da interação entre as crianças e a organização dos espaços, do papel do educador e também como a relação da criança com o meio influencia sua aprendizagem. Os estudos apontam que respeitando o direito que toda criança tem em construir sua autonomia, sua identidade bem como, o seu próprio conhecimento e ao professor infantil cabe o papel de alguém que reconhece a sua verdadeira e importante função dentro dos espaços, participando como alguém que por ser mais experiente tem muito a planejar, intervir, mediar e proporcionar nesse espaço aos seus educandos. pt_BR
dc.format.extent 20 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Espaço pt_BR
dc.subject Interação pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Acolhimento da criança no centro de educação infantil e as relações que produz na organização dos espaços. pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
artespedinfpljve1ed028.pdf 437.2Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo principal

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar