A musicalização na educação infantil.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A musicalização na educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bohn, Letícia Ribas Diefenthaeler
dc.contributor.author Nazari, Gizelia
dc.date.accessioned 2015-02-18T19:49:59Z
dc.date.available 2015-02-18T19:49:59Z
dc.date.issued 2012-04-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129975
dc.description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. pt_BR
dc.description.abstract O lúdico faz parte da infância e o uso da música como instrumento de auxílio ao desenvolvimento infantil vem ganhando espaço. Dada a esta crescente relevância, tanto que há legislação específica no assunto, é que se torna indispensável discutir sobre uma aplicação mais efetiva da musicalização pensando no desenvolvimento da criança na educação infantil. O tema é relevante na medida em que a música está em todo lugar e o cantar reflete no estado de espírito das pessoas. Busca analisar a transformação que ela pode suscitar em todos os aspectos da vida humana, especialmente na criança em desenvolvimento. Os autores que embasam o tema em pauta são: CRAIDY, KAERCHER, JEANDOT, BRITO, BRESCIA, CUNHA, BORGES, NICOLAU, além do Referencial Curricular para Educação Infantil. A metodologia adotada na presente pesquisa é a do tipo bibliográfica, que por meio da ação, com abordagem qualitativa aliada à pesquisa de campo, é a que melhor o descreve. Focando em atividades com recursos imateriais como; contação de história partindo do tema, cantigas de roda, audição de sons da natureza, repertório musical diversificado e com recursos materiais como; a construção e apreciação de alguns instrumentos musicais. Os resultados indicam que a música abre espaço para que a criança se expresse e conheça melhor a si mesma, consiga maior desenvoltura e expressão corporal. Demonstrou ainda que favorece na socialização e interação grupal. Portanto, o processo de musicalização na educação infantil torna-se um importante recurso educativo, onde a criança pode criar e explorar o mundo ao seu redor. pt_BR
dc.format.extent 31 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Infantil pt_BR
dc.title A musicalização na educação infantil. pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
artespedinfpljve1ed007.pdf 3.190Mb PDF Visualizar/Abrir Artigo principal

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar