dc.description.abstract |
Este estudo centra-se nas múltiplas linguagens, e através da observação da prática pedagógica tem a intenção de demonstrar a sua importância na vida cotidiana do jardim de infância. A pesquisa começou com um levantamento bibliográfico sobre o tema. Esta etapa foi seguida pela observação da vida diária de um Centro de Educação Infantil, para estabelecer a importância das múltiplas linguagens no processo ensino-aprendizagem. Posteriormente foi aplicado um questionário às educadoras, afim de saber como elas interpretam a importância das múltiplas linguagens na educação infantil. Na sequência, uma síntese das respostas foi feita e unida às informações coletadas durante a fase de observação e com a literatura atual. Como resultado deste trabalho, é possível perceber que as múltiplas linguagens são uma parte importante no cotidiano do Centro de Educação Infantil "Aventuras de Criança". De acordo com os educadores da instituição, é impossível oferecer educação infantil de boa qualidade, sem os recursos fornecidos pelas múltiplas linguagens. Um projeto institucional denominado "Alegria de Brincar" desafiou os professores a fazer os alunos e suas famílias vivenciarem a escola utilizando as múltiplas linguagens como ferramentas. Com base nesses incentivos, outras atividades e projetos foram desenvolvidos. A abordagem utilizada no projeto será discutida neste artigo. |
pt_BR |