As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Sônia
dc.contributor.author Tonini, Ivonete Schons
dc.date.accessioned 2015-02-18T19:43:52Z
dc.date.available 2015-02-18T19:43:52Z
dc.date.issued 2012-03-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129974
dc.description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - 1ª Edição – Polo Joinville - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo centra-se nas múltiplas linguagens, e através da observação da prática pedagógica tem a intenção de demonstrar a sua importância na vida cotidiana do jardim de infância. A pesquisa começou com um levantamento bibliográfico sobre o tema. Esta etapa foi seguida pela observação da vida diária de um Centro de Educação Infantil, para estabelecer a importância das múltiplas linguagens no processo ensino-aprendizagem. Posteriormente foi aplicado um questionário às educadoras, afim de saber como elas interpretam a importância das múltiplas linguagens na educação infantil. Na sequência, uma síntese das respostas foi feita e unida às informações coletadas durante a fase de observação e com a literatura atual. Como resultado deste trabalho, é possível perceber que as múltiplas linguagens são uma parte importante no cotidiano do Centro de Educação Infantil "Aventuras de Criança". De acordo com os educadores da instituição, é impossível oferecer educação infantil de boa qualidade, sem os recursos fornecidos pelas múltiplas linguagens. Um projeto institucional denominado "Alegria de Brincar" desafiou os professores a fazer os alunos e suas famílias vivenciarem a escola utilizando as múltiplas linguagens como ferramentas. Com base nesses incentivos, outras atividades e projetos foram desenvolvidos. A abordagem utilizada no projeto será discutida neste artigo. pt_BR
dc.format.extent 20 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Múltiplas Linguagens pt_BR
dc.title As múltiplas linguagens no cotidiano da educação infantil. pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
artespedinfpljve1ed006.pdf 227.0Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo principal

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar