Gestão estratégica de marcas: desenvolvimento da identidade e de estratégias da marca Raphaella Booz como elemento distintivo de competitividade

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Gestão estratégica de marcas: desenvolvimento da identidade e de estratégias da marca Raphaella Booz como elemento distintivo de competitividade

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Moretto Neto, Luis
dc.contributor.author Silva, Ancelmo
dc.date.accessioned 2015-02-12T19:27:33Z
dc.date.available 2015-02-12T19:27:33Z
dc.date.issued 2004
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129896
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract É incontestável o valor das marcas no mundo dos negócios, e hoje mais ainda, relacionando-se de forma muito estreita com os objetivos da empresa e influindo diretamente na definição e implementação de sua estratégia de negócio. A grande questão é identificar e analisar corretamente as estratégias de gestão de marcas que possibilitem a formação de uma identidade única que funcione corno elemento de vantagem competitiva. Assim o presente trabalho objetivou desenvolver e definir uma identidade e estratégias da marca Raphaella Booz como elemento distintivo de competitividade para Indústria e comércio de Calçados Tânia Ltda. A fim de alcançar esse objetivo geral definiu-se os seguintes objetivos específicos: revisar as teorias referentes à gestão de marcas, pensamento estratégico e vantagem competitiva; identificar as principais características quanto a formação do pensamento estratégico, A gestão da marca e os principais aspectos mercadológicos dos produtos da marca Raphaella Boaz; desenvolver e definir uma identidade de marca segundo o modelo de Aaker (2000) e; definir estratégias de gestão da marca Raphaella Booz na busca de vantagens competitivas. 0 estudo caracterizou-se como uma pesquisa aplicada, na qual se buscou o conhecimento sobre a gestão estratégica de marcas, buscando responder o problema proposto, sintetizando os resultados em propostas de estratégias e ações para a empresa em estudo. A metodologia utilizada foi em primeiro momento exploratória sobre os temas, seguindo de uma pesquisa descritiva, de análise qualitativa e finalizando como estudo de caso direcionado para a interface entre o gerenciamento de marca e sua aplicabilidade na Raphaella Booz. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram bibliográficas, documentais, observação participante e entrevistas não estruturadas. Na revisão literária evidenciou-se que existem um número reduzido de teorias especificas de marcas, todavia, as existentes trabalham muito bem o tema. No estudo de caso constatou-se que a empresa analisada forma suas estratégias com base predominante nos julgamentos e experiências pessoais dos diretores e que a gestão da marca Raphaella Booz caracteriza-se essencialmente pelo modelo clássico, proposto por Aaker (2000). Como resultado do estudo foi definido os elementos de identidade de marca e proposto estratégias para marca Raphaella Booz em busca de vantagem competitiva. pt_BR
dc.format.extent 108 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Marcas pt_BR
dc.subject Identidade de marca pt_BR
dc.subject Estratégia pt_BR
dc.subject Vantagem competitiva pt_BR
dc.title Gestão estratégica de marcas: desenvolvimento da identidade e de estratégias da marca Raphaella Booz como elemento distintivo de competitividade pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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