A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas

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A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Helou Filho, Esperidião Amin
dc.contributor.author Carlson, Victor Emmanuel
dc.date.accessioned 2015-02-12T18:15:37Z
dc.date.available 2015-02-12T18:15:37Z
dc.date.issued 2004
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129859
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho consiste em identificar as estratégias utilizadas por micro, pequenas e médias empresas da Grande Florianópolis no uso ou não de marcas nos seus produtos para exportação. Objetiva-se, assim, identificar as atuais estratégias utilizadas pelas empresas, verificar se o uso da marca contribui para o crescimento das exportações e identificar os principais obstáculos para o acesso ao mercado exterior. A exportação e a presença de as micro, pequenas e médias empresas são duas características marcantes na estrutura econômica do Estado de Santa Catarina, e essa pesquisa visa a contribuir com informações e conhecimento em relação ao uso da marca como fator importante para o incremento das exportações. A estrutura deste trabalho está baseada no estudo dos principais aspectos referentes ao marketing, ao uso da marca e aos conceitos de estratégia. O estudo do marketing permite compreender vários aspectos como segmentação de mercado e orientação de marketing voltada para as necessidades dos consumidores. Esses são aspectos relevantes para a atuação de uma empresa no exterior e para as decisões estratégicas relacionadas ao uso da marca. No estudo da marca são apresentados os critérios necessários para a tomada de decisão do uso ou não de uma marca e as formas de sua utilização. Ao mesmo tempo, é identificando que o uso da marca está diretamente relacionado ao tipo de estratégia adotada por cada empresa. A pesquisa efetuada é caracterizada como descritiva e exploratória, e bibliográfica, documental e de campo. 0 instrumento de estudo utilizado foi o de entrevistas estruturadas aplicadas com os proprietários ou gerentes de negócios das empresas. Os resultados levantados através das entrevistas foram apresentados em uma análise descritiva do fenômeno. pt_BR
dc.format.extent 78 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Micro pt_BR
dc.subject Pequenas e médias empresas pt_BR
dc.subject Estratégia pt_BR
dc.subject Marca e comércio exterior pt_BR
dc.title A estratégia das micro, pequenas e médias empresas para agregar valor à exportação com o uso de marcas pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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