O excedente cognitivo na biblioteca universitária: possibilidades de colaboração do leitor curador na gestão da metainformação do acervo

DSpace Repository

A- A A+

O excedente cognitivo na biblioteca universitária: possibilidades de colaboração do leitor curador na gestão da metainformação do acervo

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Kern, Vinícius Medina pt_BR
dc.contributor.author Garcia, Paula Balbis pt_BR
dc.date.accessioned 2015-02-05T20:47:18Z
dc.date.available 2015-02-05T20:47:18Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 328494 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129181
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O excedente cognitivo - o tempo livre das pessoas escolarizadas - vem sendo empregado voluntariamente na construção de bens coletivos como os verbetes da Wikipedia ou as traduções dos vídeos das TED Talks. Nesse cenário, a curadoria de informação se afirma como um novo ofício, no qual os curadores são os próprios usuários, que filtram os conteúdos disponíveis na internet de acordo com seus interesses e os disponibilizam às suas comunidades em sites de redes sociais. O excedente cognitivo seria efetivo na curadoria de metainformação do acervo de bibliotecas universitárias? Esta pesquisa busca investigar as possibilidades de emprego do excedente cognitivo na curadoria colaborativa de informação relacionada aos itens do acervo da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina - BU/UFSC. Nesta pesquisa de métodos mistos, descritiva e exploratória, os dados foram coletados em entrevista presencial com bibliotecários da BU/UFSC e em questionário on-line de participação voluntária, em Google Docs, aberto a toda a comunidade. Houve 776 respondentes entre os dias 8 e 12 de outubro de 2013 e constatou-se, pelas respostas analisadas, que a BU/UFSC tem a intenção de inovar ainda mais em serviços e produtos e também que está disposta a novas propostas colaborativas com a comunidade, apesar das dificuldades técnicas. Os usuários também se mostraram predispostos a colaborar (76%) com informações sobre itens do acervo. As novas modalidades de colaboração relacionadas ao acervo mais citadas pelos respondentes foram comentários (52%) e livros/links e sites relacionados (24%). A maioria dos respondentes (51%) afirmou acreditar que a BU/UFSC está preparada para processos de colaboração inovadores com os usuários, o que configura a boa disposição para aproveitar o excedente cognitivo na curadoria da informação do acervo da BU/UFSC.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Cognitive surplus - the free time of educated people - has been employed voluntarily in creating collective goods such as Wikipedia articles and TED Talks video translations. In this scenario, information curation emerges as a new collective craft, in which users filter content available on the internet according to their interests and make them available to their communities on social networking sites. Can cognitive surplus be an effective strategy for curating the information on collections from university libraries? This research aims at describing the possibilities of employing the cognitive surplus in the collaborative curation of information on collection items of the University Library of the Universidade Federal de Santa Catarina ? BU/UFSC. In this mixed-methods, exploratory, descriptive research, data was collected in an interview with BU/UFSC librarians and in a questionnaire posted in Google Docs for the community?s voluntary participation. We received 776 filled questionnaires between October 8th and 12th, 2013. The results show that BU/UFSC intends to keep innovating in products and services, including in collaboration with the community, despite technical limitations. Users were also predisposed to cooperate (76%) with input on collection items. Most cited user curation activities proposed for collection items were commenting (52%) and input of related books, links, and sites (24%). The majority of respondents (51%) said they believed BU/UFSC is prepared to accept user collaboration in innovative processes, which configures the willingness to harness cognitive surplus in curating information on the BU/UFSC collection items. en
dc.format.extent 198 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.classification Ciência da informação pt_BR
dc.subject.classification Usuários de bibliotecas pt_BR
dc.subject.classification Bibliotecas universitárias pt_BR
dc.subject.classification Estudos de usuários pt_BR
dc.subject.classification Bibliotecas universitárias pt_BR
dc.subject.classification Serviços de referência pt_BR
dc.title O excedente cognitivo na biblioteca universitária: possibilidades de colaboração do leitor curador na gestão da metainformação do acervo pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
328494.pdf 8.119Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar