Critérios de crítica de mídia noticiosa: uma investigação a partir da polêmica do livro didático

DSpace Repository

A- A A+

Critérios de crítica de mídia noticiosa: uma investigação a partir da polêmica do livro didático

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Gislene da pt_BR
dc.contributor.author Bittencourt, Wania Célia pt_BR
dc.date.accessioned 2015-02-05T20:21:45Z
dc.date.available 2015-02-05T20:21:45Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 330835 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128802
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Pesquisadores do campo da Comunicação percebem uma fragilidade no que se refere a teorias e procedimentos sobre crítica de mídia, especialmente a de produtos jornalísticos, que tem caráter esporádico e escassa discussão sobre critérios e valores. Com base neste cenário, esta pesquisa elege como objeto de estudo a crítica de mídia noticiosa e seus critérios, orientando-se por dois objetivos: (1) identificar critérios subentendidos nas impressões críticas da sociedade sobre as práticas e os processos jornalísticos e (2) fazer exercícios de crítica de mídia noticiosa, buscando observar problemas nas notícias analisadas, inferir e sistematizar critérios técnicos para se fazer a crítica. A crítica aqui proposta fundamenta-se na perspectiva dos Estudos Culturais, abordagem teórica que considera o jornalismo uma prática cultural por envolver sentidos entre produtores, receptores e notícias. Toma-se como objeto empírico o acontecimento jornalístico que ficou conhecido como a polêmica do livro didático, ocorrida no Brasil em maio de 2011, composto de dois corpora: (a) a repercussão crítica sobre as notícias, reunidas no dossiê Por Uma Vida Melhor, organizado pela ONG Ação Educativa, e (b) as próprias notícias sobre o livro publicadas no Portal IG, veículo que originou a polêmica.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract: Researchers in the Communication field perceive a weakness in regard to theories and procedures on media criticism, especially that on journalism, which is sporadic and has sparse discussion of criteria and values. Based on this scenario, this research chooses as object of study the press criticism and its criteria, guided by two goals: (1) identify criteria implied in society impressions on journalistic practices and processes and (2) make the critical exercise, seeking to observe problems in the news analyzed, to infer and to systematize technical criteria to make the criticism. The criticism proposed in this study is based on the perspective of Cultural Studies, approach that considers journalism a cultural practice by engaging senses between producers, receivers and news. The empirical object is the controversial about a Portuguese textbook, occurred in Brazil in May 2011, consisting of two corpora: (a) the critical impact on the news, gathered in the dossier Por Uma Vida Melhor, organized by the NGO Ação Educativa, and (b) the news about the book, published in iG, the media that started the controversy. en
dc.format.extent 162 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Jornalismo pt_BR
dc.subject.classification Critica pt_BR
dc.subject.classification Mídia pt_BR
dc.subject.classification Critica pt_BR
dc.subject.classification Livros didaticos pt_BR
dc.title Critérios de crítica de mídia noticiosa: uma investigação a partir da polêmica do livro didático pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
330835.pdf 1.006Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar