dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
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dc.contributor.advisor |
Moretto Neto, Luis |
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dc.contributor.author |
Dias, Anderson Felisberto |
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dc.date.accessioned |
2015-02-04T16:09:36Z |
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dc.date.available |
2015-02-04T16:09:36Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128476 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A dinâmica econômica mundial tem exigido das organizações capacidades adaptativas cada vez mais acentuadas. Neste sentido, a aglomeração geográfica de empresas parece estar proporcionando a potencialização da eficiência produtiva de organizações concentradas localmente. A presente pesquisa buscou identificar a formação de aglomerado produtivo em turismo de eventos na cidade de Florianópolis a partir da instalação do centro de convenções CentroSul. Considerando a importância do setor de turismo para a localidade estudada, a análise das interações existentes entre empresas ligadas i atividade proporcionou a verificação da propensão destas empresas para o comportamento cooperativo no intuito de aumentar os ganhos resultantes da ação conjunta deliberada. A pesquisa caracterizou-se como predominantemente qualitativa, descritiva e utilizou a metodologia de estudo de caso. Com base no modelo de Cunha (2003), foram definidas tits categorias analíticas: cooperação, verificada através dos indicadores confiança, competição/rivalidade, atmosfera industrial e papel da cultura; entrelaçamento-integração dos fatores técnico-produtivo e tecnológicoinformação, do desenvolvimento de fatores e do suporte de instituições; e da categoria efeitos resultantes da aglomeração, através da observância da existência de vantagens passivas ou de mera aglomeração, vantagens passivas e alguns ganhos derivados de gib conjunta e prevalência dos ganhos resultantes de ação conjunta deliberada. Os resultados demonstraram a formação de um aglomerado de empresas no segmento de eventos. No entanto, observou-se que os ganhos de eficiência na produtividade resultam mais das economias externas positivas passivas advindas da mera aglomeração do que de ações conjuntas deliberadas pelos atores sociais inseridos no aglomerado. |
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dc.format.extent |
84 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis |
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dc.subject |
Aglomerados produtivos |
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dc.subject |
Turismo |
pt_BR |
dc.subject |
Turismo de eventos |
pt_BR |
dc.title |
A formação de aglomerado produtivo em turismo de eventos a partir da instalação do Centro de Convenções CentroSul na cidade de Florianópolis |
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dc.type |
TCCgrad |
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