dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Farias da Silva, Elizabeth |
|
dc.contributor.author |
VITOR FERREIRA DA SILVA, PAULO |
|
dc.date.accessioned |
2015-01-29T15:50:04Z |
|
dc.date.available |
2015-01-29T15:50:04Z |
|
dc.date.issued |
2015-01-29 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128348 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A partir do trabalho apresentado, pretende-se discutir a reverberação e a dimensão sociológica do pensamento do educador e pedagogo catalão Francisco Ferrer y Guardia (1859-1909), assim como da experiência da Escola Moderna de Barcelona. A análise da reverberação das concepções educacionais e do ensino racionalista de Ferrer para a ideológica política anarquista e, principalmente, para o campo da educação, assim como para as experiências educacionais ditas libertárias influenciadas pelas concepções educacionais do educador, deve conduzir o trabalho. Vislumbrando compreender o alcance da contribuição de Francisco Ferrer e a contemporaneidade dos princípios de seu programa de ensino racionalista e, em última instância, a dimensão sociológica desse personagem que parece tão importante para a história do anarquismo. Para entender melhor que foi Ferrer, o trabalho leva em consideração tanto a trajetória quanto a descrição da experiência da Escola Moderna de Barcelona, assim como seu diálogo com o anarquismo. |
pt_BR |
dc.format.extent |
79 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Anarquismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Francisco Ferrer |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Moderna |
pt_BR |
dc.title |
A Escola moderna de Francisco Ferrer y Guardia e o anarquismo: dimensão sociológica e reverberações |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |