COMME IL FAUT: OS CÓDIGOS NAS MILONGAS RELAJADAS EM BUENOS AIRES

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COMME IL FAUT: OS CÓDIGOS NAS MILONGAS RELAJADAS EM BUENOS AIRES

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Eugenia Domínguez, María
dc.contributor.author Mondini Bueno, Rafael
dc.date.accessioned 2015-01-29T15:48:04Z
dc.date.available 2015-01-29T15:48:04Z
dc.date.issued 2015-01-29
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128345
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho propõe uma reflexão a respeito da relação entre os códigos de la milonga e os dançarinos de tango de Buenos Aires, Argentina. Os dados foram construídos através de pesquisa etnográfica entre os frequentadores do circuito de prácticas e milongas chamadas de relajadas da capital argentina. Estes eventos de dança se diferenciariam das milongas ditas ortodoxas pelo relaxamento do conjunto de normas cinético-comportamentais comumente chamado de códigos, que são considerados imprescindíveis e praticamente inflexíveis nas chamadas milongas ortodoxas, em que a separação entre seus valores e aqueles da sociedade portenha têm na performance dos códigos por seus frequentadores uma de suas principais manifestações. No trabalho, é descrito o processo histórico de constituição e abandono de modelos de locais onde os eventos de dança do tango foram e ainda são realizados desde meados do século XIX até a atualidade, assim como o estabelecimento de um regime de conhecimento relacionado ao modelo dos códigos entre as década de 1940 e 1980. Já a pesquisa etnográfica registra uma mudança no regime de conhecimento a partir da década de 1980, em que os professores de tango passam a ter um papel de proeminência e o processo de ensino-aprendizagem da dança do tango se transforma, permitindo que atores da classe média, antes alheios a este gênero dançante, repopulassem os eventos de dança do tango. Ao mesmo tempo, essa repopulação ensejou que os atores marginalizados dos contextos ortodoxos, por sua rejeição às normas dos códigos, estabelecessem eventos de dança em que a integração dos valores da sociedade portenha com os valores do tango fosse possível, recusando assim o modelo de sociabilidade proposto pelos códigos. Com isso, sugiro que a noção de relajación não seria apropriada para tratar dos contextos de dança do tango em que os códigos não estivessem presentes, pois só poderia ocorrer um relaxamento onde os códigos ainda fossem a pauta principal de interação social. pt_BR
dc.format.extent 165 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Antropologia da dança pt_BR
dc.subject Gêneros dançantes pt_BR
dc.subject Tango pt_BR
dc.subject Normatividade pt_BR
dc.subject Regimes de conhecimento pt_BR
dc.subject Códigos pt_BR
dc.subject Argentina pt_BR
dc.title COMME IL FAUT: OS CÓDIGOS NAS MILONGAS RELAJADAS EM BUENOS AIRES pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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