Aspectos relevantes de acessibilidade em bibliotecas universitárias na Região Sul e na percepção de alunos com deficiência na Universidade Federal de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Aspectos relevantes de acessibilidade em bibliotecas universitárias na Região Sul e na percepção de alunos com deficiência na Universidade Federal de Santa Catarina

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vianna, William Barbosa
dc.contributor.author Carboni, Jaqueline Cristina
dc.coverage.spatial Florianópolis, SC pt_BR
dc.date.accessioned 2014-12-17T15:48:09Z
dc.date.available 2014-12-17T15:48:09Z
dc.date.issued 2014-12-17
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127456
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia. pt_BR
dc.description.abstract As bibliotecas Universitárias devem ser projetadas de acordo com a Norma da ABNT NBR 9050:2004 a fim de tornarem-se acessíveis fisicamente, bem como possuírem projetos e ambientes de acessibilidade informacional, com o intuito de tornarem-se acessíveis para os usuários com deficiências. O objetivo do trabalho é identificar o nível de acessibilidade física e informacional da Biblioteca universitária Central da Universidade Federal de Santa Catarina e das Bibliotecas das Universidades Federais da Região Sul na percepção dos alunos com deficiência. Como metodologia de trabalho foi realizado além de um referencial teórico, também a aplicação de questionários com os bibliotecários das Bibliotecas das Universidades Federais da Região Sul e com alunos da Universidade Federal de Santa Catarina que possuem algum tipo de deficiência. De acordo com a análise foi possível identificar como principal fraqueza da Biblioteca Central a ausência de sinalizações adequadas e ausência de materiais adaptados em determinadas áreas do conhecimento. Segundo os alunos com deficiência a Biblioteca Central encontra-se no geral acessível pt_BR
dc.description.abstract The University libraries should be designed according to ABNT NBR 9050:2004 in order to be come physically accessible, as well as having Project sand informational accessibility environments, in order to be come accessible tousers with disabilities.The objective is to identify the level of physical and informational accessibility of Central University Library, Universidade Federal de Santa Catarina in the perception of students with disabilities. The methodology of work was done beyond a theoretical framework, also the questionnaires with the Federal Universities Libraries in the Southern Regionand students of the Universidade Federal de Santa Catarina the thave some type of disability. According to the analysis identifiedas the main weak ness of the Central Library the lack of adequates ignage and lack of materials adapted in certain areas of knowledge. According to students with disabilities at Central Library lies generally accessible. pt_BR
dc.format.extent 54 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Acessibilidade; Bibliotecas universitárias; deficiências pt_BR
dc.title Aspectos relevantes de acessibilidade em bibliotecas universitárias na Região Sul e na percepção de alunos com deficiência na Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC JAQUELINE CRISTINA CARBONI.pdf 2.010Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar