A perspectiva do estudante de Biblioteconomia frente ao mercado de trabalho em biblioteca escolar

DSpace Repository

A- A A+

A perspectiva do estudante de Biblioteconomia frente ao mercado de trabalho em biblioteca escolar

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Souza, Francisco das Chagas de
dc.contributor.author Silva, Tamiles dos Santos Ferreira
dc.coverage.spatial Florianópolis, SC pt_BR
dc.date.accessioned 2014-12-15T16:31:05Z
dc.date.available 2014-12-15T16:31:05Z
dc.date.issued 2014-11-27
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127375
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo analisar a perspectiva do estudante de Biblioteconomia da UFSC, com a finalidade de conhecer a opinião dos estudantes sobre as possibilidades de atuação e a carreira profissional em bibliotecas escolares. Como método de pesquisa, teve a pesquisa qualitativa; como instrumento de coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista, com questões abertas e pré-estabelecidas, iguais para todos os participantes. Tais questões foram aplicadas a estudantes do curso de graduação da UFSC que estagiaram em biblioteca escolar, do primeiro semestre de 2013 ao segundo semestre de 2014. Como fundamentação teórica foram utilizados os autores Elias, Berger; Luckmann e Moscovici que se baseiam na compreensão das representações sociais existentes nos discursos dos estagiários de bibliotecas escolares. O Discurso do Sujeito Coletivo de Lefèvre; Lefèvre (2003) foi utilizado como técnica de análise do material coletado. Busca-se compreender as representações sociais presentes nas falas de cada indivíduo. As análises dos discursos obtidos apresentaram a percepção dos estagiários de biblioteca escolar, quanto a sua possível atuação como bibliotecário escolar. No entanto, o discurso do sujeito coletivo obtido aponta para uma representação em que se manifestou a desvalorização do bibliotecário escolar e a falta de incentivos por parte da graduação para a atuação em uma biblioteca escolar. pt_BR
dc.description.abstract This study aimed to analyze the student perspective on librarianship UFSC, in order to know the opinion of the students about the possibilities of acting and professional careers in school libraries. As a research method, qualitative research had; as an instrument of data collection, a structured interview, with open and pre-established, the same for all participants’ questions was used. Such questions were applied to students of graduation UFSC that matured in the school library, the first half of 2013 to the second half of 2014. As a theoretical framework the authors were used Elias, Berger; Luckmann and Moscovici that are based on understanding the existing social representations in the discourse of trainees from school libraries. The Discourse of the Collective Subject Lefèvre; Lefèvre (2003) was used as a technique for data analysis. We seek to understand the social representations present in the speech of each individual. The discourse analyzes obtained showed the perception of trainees from the school library, as its possible role as a school librarian. However, the discourse of the collective subject obtained points to a representation in which they expressed the devaluation of the school librarian and the lack of incentives by the graduation of working in a school library. pt_BR
dc.format.extent 134 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Biblioteca Escolar pt_BR
dc.subject Estágio Acadêmico pt_BR
dc.subject Mercado de Trabalho pt_BR
dc.title A perspectiva do estudante de Biblioteconomia frente ao mercado de trabalho em biblioteca escolar pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Tamiles_dos_Santos_Ferreira_Silva.pdf 974.5Kb PDF View/Open PDF/A

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar