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Esta pesquisa objetivou simular a implementação de um sistema de custos baseado em atividades na Farmácia Popular do Brasil do Município de São José – SC. A pesquisa do tipo exploratória foi realizada através de um estudo de caso. Para a coleta de dados usou-se entrevistas semi-estruturadas aplicadas ao responsável pela unidade da farmácia. Os dados foram analisados de forma qualitativa, revelando a importância da interpretação dos dados obtidos. O tema a ser pesquisado mostra-se relevante, pois a aplicação de um sistema de custos na gestão pública torna-se importante com a chegada da Lei de Responsabilidade Fiscal. A fundamentação teórica abordou aspectos sobre sistema de custos, o método de custeio ABC, e também sobre a contabilidade de custos no setor público. Para a descrição do estudo de caso apresentaram-se os aspectos gerais do programa, toda estruturação e documentação necessárias para instalação, com uma evidenciação para a unidade do Município de São José, a qual se desejou aplicar o estudo. Procurou-se ainda, conhecer a estrutura da farmácia, identificar as tarefas desenvolvidas nas atividades, bem como os custos envolvidos. A partir disto, determinaram-se os direcionadores utilizados para a alocação dos recursos às tarefas, para que os custos pudessem ser distribuídos. Após a distribuição dos custos, foi possível observar o custo total, e então, utilizando o volume físico de saída, foram encontrados os custos unitários referentes a cada tarefa desenvolvida nas atividades da farmácia. |
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