Abstract:
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O capital de giro está relacionado, diretamente, às fontes de financiamento das quais a empresa necessita para promover o andamento e o crescimento de suas atividades comerciais. A administração do capital de giro significa administrar as contas dos elementos de giro, ou seja, os ativos e passivos circulantes, tais como caixa, estoques, contas a receber e contas a pagar e todo o seu gerenciamento financeiro, com objetivo de manter e determinar o nível de rentabilidade e liquidez. Assim, o objetivo geral deste estudo consistiu em identificar os fatores determinantes na formação do capital de giro de uma empresa comercial atacadista. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por meio de um estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa. Os dados foram coletados através de questionário e analisados por meio de análise descritiva e de conteúdo. O estudo apresenta uma revisão de literatura abordando alguns conceitos e características da administração do capital de giro. No tocante aos dados da empresa, foram analisadas as demonstrações contábeis dos exercícios de 2005 e 2006, nas quais verifica-se de onde provêm os recursos empregados no capital de giro. Identificou-se que os fatores determinantes na formação do capital de giro da empresa pesquisada são: fluxo de caixa, tipo de cliente, ciclo operacional e financeiro. |