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Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal identificar os controles internos necessários à gestão de micro e pequenas empresas do setor de serviços e suprimentos de informática. Os controles internos auxiliam na redução do risco associado às incertezas sobre os investimentos efetuados, pois possibilitam o acompanhamento das operações realizadas diariamente na empresa. É fato o crescente número de novos empreendimentos, o que gera a atual forte competição do mercado que faz com que as renovações gerenciais tornem-se necessárias para a sobrevivência de uma organização. Com relação à metodologia do trabalho, utilizou-se a pesquisa qualitativa e quantitativa, com característica exploratória estruturada por meio de estudo multi-caso, sendo que a análise dos dados foi mista. Foram realizadas entrevistas (Apêndices A, B e C), nas empresas. A primeira, na “Imagem Prosul Ltda” e a segunda, na “Digitex Ltda” para coleta de dados fundamentais ao breve histórico destas. A estrutura da entrevista utilizada (Apêndice C) é baseada num guia prático de pontos de controle interno. Realizada in loco, é composta por 137 questões adaptadas para empresas de pequeno porte, divididas em departamentos para melhor evidenciação dos resultados e desempenho individual. Os departamentos selecionados foram: controle interno; administração de pessoal; ativo fixo; caixas e bancos; fundos de caixas; recebimentos de caixas; reconciliações bancárias; compras; recebimento de mercadorias; pagamentos; vendas; expedição; faturamento; créditos e cobranças; garantias; seguranças; contabilidade; folha de pagamento; custos e inventários e estoques. Para se chegar ao resultado da avaliação, foram atribuídos graus de satisfação em escala; o somatório obtido em cada um destes graus foi comparado ao seu total correspondente, por meio de percentual. A partir de um comparativo entre os resultados das empresas, observou-se que os controles internos mais utilizados por ambas foram nos departamentos: compras; pagamentos e folha de pagamentos. Com todos os dados obtidos, demonstra-se que não é o porte da empresa que define a necessidade de sistemas de controle interno, e que estes também são eficientes na gestão das micro e pequenas empresas. |
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