Benchmark/NC aplicado a centros de responsabilidade: uma proposta de mensuração da melhoria obtida

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Benchmark/NC aplicado a centros de responsabilidade: uma proposta de mensuração da melhoria obtida

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Ferreira, Luiz Felipe
dc.contributor.author Almeida, Éder da Silveira de
dc.date.accessioned 2014-08-22T12:48:24Z
dc.date.available 2014-08-22T12:48:24Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123903
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis pt_BR
dc.description.abstract Cada vez mais, as organizações têm procurado formas de se diferenciar e de se manterem em continuidade, num mercado tão competitivo como nos dias de hoje. E nesse cenário que as ferramentas de auxilio a gestão ganham mais importância dentro de grandes corporações. E entre essas ferramentas, podemos ressaltar duas que vêem sendo usadas com muita freqüência pelos tomadores de decisões: os centros de responsabilidade e o benchmarking. Os centros de responsabilidade visam, através da descentralização e da delegação de autoridade, criar uma estrutura mais ágil e com um tempo de resposta sobre as decisões tomada menor, resultando em uma empresa mais dinâmica e com maior capacidade de se adaptar as mudanças constantes que exige o mercado atual, através das varias formas que um centro de responsabilidade pode adotar (centro de receita, centro de despesa, centro de custos, centro de lucros e centro de investimentos). 0 benchmarking, por sua vez, tem como finalidade, através de pesquisa especifica, conhecer melhor como os concorrentes estão atuando, conhecer seus processos produtivos, e após essa etapa, adotar as melhores práticas encontras dentro da organização. Essas duas ferramentas aliadas, podem trazer grandes benefícios para a entidade que as adote. E a forma de reconhecer as melhorias obtidas com a adoção das duas ferramentas se torna necessária, para que a empresa possa ter uma correta noção do valor, em moeda de poder aquisitivo constante, que esta sendo agregado A entidade como um todo, desde que a melhoria que esteja se visando seja a otimização do resultado e não a busca por qualidade intrínseca do produto/serviço do centro de responsabilidade analisado. pt_BR
dc.format f.
dc.format.extent 71 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Benchmarking pt_BR
dc.subject Centros de Responsabilidade pt_BR
dc.subject Contabilidade Gerencial pt_BR
dc.title Benchmark/NC aplicado a centros de responsabilidade: uma proposta de mensuração da melhoria obtida pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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