O livro de imagem: inserção da criança no mundo da leitura

DSpace Repository

A- A A+

O livro de imagem: inserção da criança no mundo da leitura

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Caldin, Clarice Fortkamp
dc.contributor.author Bernardi, Eberton
dc.coverage.spatial Florianópolis, SC pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-14T02:59:35Z
dc.date.available 2014-08-14T02:59:35Z
dc.date.issued 2014-07-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123580
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Biblioteconomia. pt_BR
dc.description.abstract A leitura tem grande importância na vida do ser humano. O contato com o livro desde os primeiros anos de vida é fundamental para se criar o gosto pela leitura. O trabalho descreve o livro de imagem como uma ferramenta para a iniciação da criança pré-leitora no mundo da leitura. Tem como objetivo geral destacar os benefícios da leitura do livro de imagem para as crianças pré-leitoras. Para atingir tal objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória; do ponto de vista dos procedimentos técnicos configura-se pesquisa como bibliográfica. O referencial teórico incidiu sobre definições da leitura, os benefícios da leitura no universo infantil, leitura de imagens, o livro de imagem, o livro de imagem no Brasil e autores de livro de imagens com destaque no cenário nacional. Ao final da pesquisa, concluiu-se que o livro de imagem desempenha papel importante para o acesso da criança no universo da leitura. Familiariza a criança com o livro, estimula o imaginário da criança, auxilia o desenvolvimento cognitivo. pt_BR
dc.description.abstract Reading is very important in human life. Contact with the book since the first years of life is crucial to create a taste for reading. The paper describes the picture book as a tool for initiation of the child pre-reader in the world of reading. Its overall objective of highlighting the benefits of reading the picture book for pre-readers children. To achieve this goal, exploratory research was conducted; the point of view of technical procedures is configured as a bibliographic search. The theoretical framework focused on definitions of reading, the benefits of reading in children's universe, reading images, picture book, picture book authors in Brazil and picture book with emphasis on the national scene. At the end of the study, it was concluded that the picture book has an important role to access the child in the universe of reading. Familiarizes the child with the book stimulates the imagination of the child, helps cognitive development. pt_BR
dc.format.extent 47 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Leitura infantil pt_BR
dc.subject Leitura de imagem pt_BR
dc.subject Livro de imagem pt_BR
dc.title O livro de imagem: inserção da criança no mundo da leitura pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC Eberton .pdf 1.940Mb PDF View/Open PDF/A

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar