dc.description.abstract |
O presente estudo teve como principal objetivo analisar as estratégias utilizadas pela Casa Própria Construções Ltda (CPC) para crescer e se manter no mercado da construção civil, notadamente no segmento Edificações, nos municípios de Palhoça e São José / SC. Para isso, foi realizada uma revisão teórica sobre conceitos e tipos de estratégias, competitividade e seus fatores determinantes e cadeia de Valor. Na sequência, foi caracterizado o setor da construção civil mostrando a sua importância para o Brasil, através de dados secundários coletados em publicações, livros, relatórios do setor e na internet. Por fim, para estabelecer a ligação entre a revisão bibliográfica e a realidade da Empresa, o trabalho assume a forma de um estudo de caso descritivo, de natureza qualitativa, sendo que os dados foram levantados através de observações in-loco na CPC. A análise da Empresa aponta a utilização da estratégia genérica de Enfoque com Diferenciação de Produto, contemplando também a realização de esforços para redução de custos e a aplicação das estratégias de terceirização de atividades e cooperação. |
pt_BR |