Um estudo do comportamento de alunos de graduação no processo decisório frente a custos perdidos

DSpace Repository

A- A A+

Um estudo do comportamento de alunos de graduação no processo decisório frente a custos perdidos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Costa, Newton C. A. da
dc.contributor.author Frutuoso, Aline Werner Saldanha Gonçalves
dc.date.accessioned 2014-08-11T13:23:28Z
dc.date.available 2014-08-11T13:23:28Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123541
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. pt_BR
dc.description.abstract Quando ao tomar uma decisão o individuo considerar o quanto já investiu financeiramente em um projeto, diz-se que ele está cometendo o erro de sunk costs, ou seja, está levando em consideração investimentos anteriores que não podem mais ser modificados na hora de tomar as decisões. O objetivo da presente pesquisa foi analisar o comportamento de alunos de graduação na tomada de decisão frente a custos perdidos. Para tanto elaborou-se um questionário com quatro questões, sendo que estes foram divididos em A, B e C, pois em cada um dos tipos a ultima questão era adaptada, sendo denominadas respectivamente de 4.1, 4.2 e 4.3 onde continham dados diferentes a cerca do valor já gasto num determinado projeto. Nos resultados obtidos nos três primeiros cenários apresentados não houve a incidência de custos perdidos na maioria dos respondentes que aparentemente não se importaram com os custos que já incorreram e que não podem mais ser evitados, independendo da decisão a ser tomada. Mas como pode ser visto, não se pode deixar de destacar que uma parte dos respondentes foi afetada pelos custos incorridos, como no cenário de férias onde 30% dos alunos foram afetados, no cenário dos filmes 41,67%, já no cenário da apresentação de dança X cinema apenas 21,67% e, no quarto cenário, o do projeto de um novo produto, pode-se perceber que dependendo do valor já gasto no projeto, afetava ou não a decisão dos respondentes em continuar a investir ou não. Quanto maior o valor gasto, maior a propensão a continuar com o investimento, considerando-se assim que o comportamento dos indivíduos na tomada de decisão deve, sim, ser levado em consideração. Pode-se observar que o objetivo proposto, de analisar o comportamento de alunos de graduação na tomada de decisão frente a custos perdidos, foi alcançado. Pois com a realização deste trabalho e com os estudos existentes, não há dúvidas de que os custos perdidos afetam o comportamento dos indivíduos, e é muito importante entender a forma de como as pessoas tomam suas decisões em diversas situações, pois cada decisão tomada pode ter conseqüências futuras. pt_BR
dc.format.extent 54 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject Custos Perdidos pt_BR
dc.subject Comportamento pt_BR
dc.subject Tomada de Decisão pt_BR
dc.title Um estudo do comportamento de alunos de graduação no processo decisório frente a custos perdidos pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Economia291745.pdf 337.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar