Sociologia no ensino médio: diretrizes curriculares e trabalho docente

DSpace Repository

A- A A+

Sociologia no ensino médio: diretrizes curriculares e trabalho docente

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Sousa, Fernando Ponte de pt_BR
dc.contributor.author Caridá, Ana Carolina Bordini Brabo pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T18:05:31Z
dc.date.available 2014-08-06T18:05:31Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 326272 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123334
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Essa dissertação trata, inicialmente, dos modelos de currículo no Brasil ao longo dos séculos XX e XXI, fazendo uma correlação com a presença ou não da sociologia no ambiente escolar. Em seguida, apresenta análise das diretrizes curriculares voltadas ao ensino da disciplina, publicadas após o início do debate acerca de sua obrigatoriedade em nível nacional. Discute os fundamentos político-pedagógicos destes documentos oficiais e realiza um levantamento dos conteúdos de ensino das ciências sociais propostos. O trabalho trás reflexão sobre o currículo de sociologia no ensino médio, fazendo uma crítica à pedagogia das competências com base nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. Por fim, são analisadas duas ferramentas imprescindíveis para o trabalho docente: os livros didáticos e o planejamento de ensino. Em suas considerações finais, a dissertação estabelece relação entre as proposições neoliberais para as políticas educacionais e o cotidiano do professor.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This dissertation is initially about school curriculum models in Brazil throughout the twentieth and twenty-first centuries, while making a correlation with the presence or absence of Sociology in the school environment. Then, it presents an analysis of the teaching of the discipline oriented by curriculum guidelines, published after the beginning of the debate about its compulsory character at national level. Discusses the political-pedagogical foundations of these official documents and conducts a survey of the teaching contents of Social Sciences proposed. The work makes a backward reflection on the Sociology curriculum in high school, doing a review on the pedagogy of skills based on the assumptions of the historical-critical pedagogy. Finally, two essential tools for teachers' work are analyzed: the textbooks and education planning. In its closing remarks, the dissertation establishes a link between neoliberal propositions for educational policies and the teacher daily routine. en
dc.format.extent 145 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Sociologia politica pt_BR
dc.subject.classification Sociologia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Curriculos - pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Sociologia no ensino médio: diretrizes curriculares e trabalho docente pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Jinkings, Nise Maria Tavares pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
326272.pdf 1.267Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar