Perfil e realidade laboral do secretário executivo no contexto das universidades públicas federais brasileiras

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Perfil e realidade laboral do secretário executivo no contexto das universidades públicas federais brasileiras

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Melo, Pedro Antônio de pt_BR
dc.contributor.author Sousa, Eliana Ramos de pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T17:58:50Z
dc.date.available 2014-08-06T17:58:50Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 326732 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123247
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é resultado de um estudo sobre servidores que exercem o cargo de secretário executivo nas universidades públicas federais do Brasil. O objetivo geral foi analisar o perfil e as competências requeridas para o cargo de secretário executivo nas universidades, baseando a identificação de tais competências na respectiva descrição contida no Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). Os objetivos específicos incluíram a descrição do perfil profissiográfico, a sua realidade laboral, bem como a identificação das competências requeridas e as praticadas nas universidades federais selecionadas por regiões brasileiras. A base teórica aplicada para nortear a pesquisa buscou autores que tratam sobre o conceito de competências, o conceito de perfil profissiográfico, e, em relação a evolução da profissão de secretário executivo. A abordagem metodológica foi a qualitativa, com uma análise descritiva do grupo amostrado. O estudo foi realizado a partir dos dados coletados por meio de questionários aplicados aos secretários no âmbito de 12 universidades escolhidas por acessibilidade, nas 5 regiões do Brasil. Na análise dos dados, ficou evidenciado que, as competências requeridas para o exercício do cargo descritas no PCCTAE, são diferentes das praticadas em algumas categorias. Os resultados apontaram para a necessidade de um mapeamento do perfil profissiográfico, com o propósito de compreender o gap entre as competências profissionais e institucionais e determinar quais são as essenciais para o desenvolvimento institucional dos secretários executivos, e com isso, auxiliar na implantação do Decreto nº 5.707/06 que dispõe sobre a gestão baseada em competências.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This paper is the result of a study about secretarial professionals who work in federal public universities of Brazil. The overall objective was to analyze the profile and competences required by the post of executive secretary in universities, based on the description contained in the Career Plan for Technical and Administrative Posts in Education (PCCTAE, the Portuguese abbreviation), which sets out the institutional requirements for the post. The specific objectives included the description of the profession profile, work routine, as well as the identification of required and practiced competences in federal universities selected by Brazilian regions. The theoretical framework was based on the concepts of competences, post profile, and development of the executive secretary profession, as defined by authors who have been studying these issues. The methodological approach was a qualitative one, with an exploratory and descriptive analysis of the sampled group. The study was carried out upon data collected through questionnaires applied to secretaries from 12 universities selected by accessibility in the five regions of Brazil. The analysis of the collected data showed that the competences required for the post listed in the PCCTAE are different from those practiced by secretaries in some categories. The results of this study pointed to the need for a mapping of the actual profession profile, in order to understand the gap between professional and institutional competences and determine which ones are essential for the development of executive secretaries, and thus contribute to the implementation of Decree no. 5707/06, which regulates competence-based management. en
dc.format.extent 200 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Secretariado pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades publicas pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Orientação profissional pt_BR
dc.subject.classification Competência organizacional pt_BR
dc.subject.classification Gestão de pessoas pt_BR
dc.title Perfil e realidade laboral do secretário executivo no contexto das universidades públicas federais brasileiras pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
326732.pdf 2.006Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar