Samba-Jazz: uma viagem transcultural nos interstícios da música contemporânea

DSpace Repository

A- A A+

Samba-Jazz: uma viagem transcultural nos interstícios da música contemporânea

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zanella, Andrea Vieira pt_BR
dc.contributor.author Colangelo, Antonio pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T17:55:27Z
dc.date.available 2014-08-06T17:55:27Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 326534 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123194
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho se propõe estudar o Samba-Jazz como peculiar forma de linguagem artística nascida a partir de nichos da sociedade brasileira. Nessa perspectiva, o Samba-Jazz nos oferece um ponto de vista privilegiado para observar, a partir das margens, processos identitários, estéticos e criativos alternativos aos movimentos políticos de nacionalização cultural e as continuas tentativas de homogeneização feitas pelas indústrias do entretenimento. O objetivo desse trabalho é mostrar como a música se torna também uma força política crítica quando questiona as identidades, os mercados e as culturas nacionais. Inicialmente, será definido melhor o conceito de sincretismo e a sua aplicação em relação as experiências contemporâneas da diáspora e do transculturalismo. Em seguida, serão estabelecidas relações com o objetivo de pensar o Samba-Jazz como um "evento" sincrético e transcultural que se opõe como força crítica a um eu-identitário fixo e imóvel. Nessa perspectiva, esse eu-identitário forma-se a partir da remoção e controle das diferenças, em oposição à multiplicidade do sujeito e do que o constitui.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This paper aims to study the Samba-Jazz as peculiar form of artistic language born from niches of Brazilian society. From this perspective, Samba-Jazz offers us a vantage point to observe, from the banks, aesthetic and creative processes alternative to political movements of cultural nationalization and continuous attempts made by homogenization of the entertainment industries. The aim of this work is to show how the music also becomes a political force, when criticized and questioned identities, markets and national cultures. Initially, it will be better defined the concept of syncretism and its application in relation to the contemporary experiences of diaspora and transculturalism. Then, be estabilished relationships in order to think Samba-Jazz as a syncretic and transcultural "event", as opposed as critic force to fixed and motionless self identity. In this perspective, this fixed and motionless self-identity is formed from the removal and control of differences, as opposed to the multiplicity of the subject and what constitutes it. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Sincretismo pt_BR
dc.subject.classification Estudos interculturais pt_BR
dc.subject.classification Musica pt_BR
dc.subject.classification Aspectos psicológicos pt_BR
dc.subject.classification Identidade (Psicologia) pt_BR
dc.subject.classification Cultura pt_BR
dc.subject.classification Aspectos psicológicos pt_BR
dc.title Samba-Jazz: uma viagem transcultural nos interstícios da música contemporânea pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
326534.pdf 1.066Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar