Análise de perdas do motor de indução submetido ao ensaio de dupla frequência

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Análise de perdas do motor de indução submetido ao ensaio de dupla frequência

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Sadowski, Nelson pt_BR
dc.contributor.author Silva, Paulo César Gialdi da pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T17:35:52Z
dc.date.available 2014-08-06T17:35:52Z
dc.date.issued 2013 pt_BR
dc.identifier.other 325647 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122955
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Determinar a elevação de temperatura de um motor de indução trifásico, através de ensaios elétricos, é um dos mais importantes testes para a produção deste motor. A maneira mais usual para a realização deste ensaio é aplicar carga nominal no eixo do motor, o que se torna um grande desafio para fabricantes de máquina de grande porte, pois se deve ter um dinamômetro de potência igual ou superior a potência do motor a ser testado. Devido a este fato, existem métodos alternativos de testes, previstos em normas internacionais, para a determinação da elevação de temperatura de forma indireta. Dentre os métodos utilizados na indústria atual, o Método de elevação de temperatura por dupla frequência se apresenta bastante viável, devido ao fato de não existir a necessidade de um dinamômetro, pois mesmo sem aplicar torque ao eixo do motor diretamente, se consegue obter tensão e corrente r.m.s. nominais para o motor, trabalhando somente com sua característica transistória. Assim, com este método é possível submeter o motor de indução trifásico ao ensaio de elevação de temperatura. Este trabalho faz uma comparação de resultados práticos obtidos em ensaios com carga direta ao eixo com resultados obtidos em ensaios em dupla frequência, analisando a diferença entre estes resultados. Além disto, propõe-se a verificar com auxílio de simulações numéricas, a diferença das perdas do motor quando submetido a ambos os métodos.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The experimental determination of the three phase induction motor temperature rise is one of the most important test for the motor production. The usual way to realize this test is to apply rated torque to the motor shaft, which becomes a big challenge for manufacturers of large machines, because it requires a dynamometer with the same, or higher, power than the power of the machine to be tested. As a consequence of this, there are alternative methods, preditected by international standards, to determine the motor temperature rise in an indirect manner. Among the methods used on industries nowadays, the method of dual frequency appears quite viable, since that there is no need for a dynamometer because, even without applying torque directly to the shaft, it is possible to obtain the rated r.m.s. voltage and current at its terminals, working only with the transient characteristics of the induction motor. Thus the dual frequency method is able to submit the induction motor to the temperature rise test. This paper makes a comparison of practical results of testing at full load regarding to the results obtained in dual frequency, analyzing the difference between them and, with assistance of numerical simulations, tries to verify the difference of motor losses when submitted by both methods. en
dc.format.extent 100 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia eletrica pt_BR
dc.subject.classification Motores eletricos de indução pt_BR
dc.subject.classification Aquecimento eletrico pt_BR
dc.title Análise de perdas do motor de indução submetido ao ensaio de dupla frequência pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Kuo-Peng, Patrick pt_BR


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