dc.description.abstract |
Informações constituem uma classe de estímulos antecedentes com as quais as pessoas lidam, estabelecendo relação com elas a partir de suas ações. Principalmente no mundo contemporâneo do início do Século XXI, onde a quantidade e diversidade de informações produzidas e sob controle das quais as pessoas ficam parece nunca ter sido tão grande. Como distinguir informações ?boas? das ?más? informações? Como distinguir ?bons? argumentos de ocorrências de falácias de diferentes tipos? A confiabilidade é um dos critérios a partir das quais informações de diferentes tipos podem ser avaliadas. Ela é constituída fundamentalmente pela exatidão de uma informação (grau de correspondência entre a informação e os aspectos do mundo a que se referem) e a validade de argumentos, integrando, desse modo, critérios filosóficos e científicos de avaliação de informações. Considerando isso, foi objetivo responder à pergunta: ?Qual o grau de eficiência e de eficácia de um Programa de contingências de ensino para desenvolver classes de comportamentos constituintes da classe geral de comportamentos denominada ?avaliar a confiabilidade de informações???. Para elaborar o Programa de contingências foram realizadas as etapas: A. proposição de classes de comportamentos a partir de componentes de comportamentos básicos constituintes da classe geral identificados ou derivados de trechos selecionados do capítulo A enciclopédia de falácias, do livro Pensamento crítico e argumentação sólida de Sergio Navega (2005); B. seleção de classes de comportamentos constituintes da classe geral das classes de comportamentos reveladas pela investigação desenvolvida por De Luca (2008); C. construção de um sistema comportamental da classe geral ?avaliar a confiabilidade de informações?, que consiste na organização das classes de comportamentos constituintes de uma classe geral de comportamentos conforme o nível de abrangência dessas classes, viabilizando identificar a relação de dependência entre essas classes de comportamentos; D. análise das classes de comportamentos constituintes da classe geral; E. divisão, em unidades de ensino, das classes de comportamentos constituintes da classe geral; F. seqüenciamento das classes de comportamentos constituintes da classe geral a serem ensinadas; G. planejamento de contingências de ensino para desenvolver aprendizagens de classes de comportamentos constituintes da classe geral; H. avaliação do programa para ensinar as classes de comportamentos constituintes da classe geral. O desenvolvimento dessas etapas viabilizou: a descoberta de 866 classes de comportamentos constituintes da classe geral ?avaliar a confiabilidade de informações?, entre elas: ?avaliar diferentes tipos de relações entre informações de diferentes tipos?, ?argumentar acerca de algum evento ou fenômeno?, ?contra-argumentar?, ?caracterizar diferentes critérios básicos para avaliar informações de diferentes tipos?, ?identificar ocorrências de argumentos?, ?distinguir as premissas e a conclusão de uma ocorrência de argumentos? e ?avaliar a ocorrência de falácias de diferentes tipos?; o seqüenciamento de 136 essas classes de comportamentos e a divisão delas em 10 unidades de ensino (encontros) previstas; a especificação das classes de estímulos antecedentes, as classes de respostas e as classes de estímulos conseqüentes que constituíam as classes de comportamentos-objetivo; contingências de ensino construídas para desenvolver os comportamentos-objetivo, envolvendo a condição facilitadora de aprendizagem, a classe de resposta a ser apresentada pelo aprendiz e as conseqüências planejadas (com base em contingências de reforçamento positivo em caso de o aprendiz apresentar desempenhos corretos ou conseqüências orientadoras e informativas em caso de o aprendiz apresentar desempenhos incorretos ou incompletos). A aplicação do Programa de contingências da classe geral ?avaliar a confiabilidade de informações? foi realizada com dois grupos: a) Grupo História, composto por três aprendizes e 13 encontros para desenvolver os comportamentos objetivo; e o b) Grupo Psicologia, composto por quatro aprendizes e 15 encontros. A avaliação da eficiência do Programa foi realizada: por meio da avaliação do desempenho individual dos aprendizes em relação ao desenvolvimento de cada um dos comportamentos-objetivo com base na adaptação de delineamentos experimentais de linha de base múltipla e critério móvel; por meio da avaliação do desempenho dos aprendizes em oito sondas aplicadas ao longo do Programa, que consistiam em textos constituídos por ocorrências de falácias, e em relação às quais foi requerido que os aprendizes identificassem os trechos constituídos por falácias e descrevessem e nomeassem tais erros. A avaliação da eficácia do Programa de contingência foi feita por follow up realizado cinco meses após o término do Programa, na qual foi aplicada outra sonda, e por meio de entrevista a respeito das implicações e contribuições percebidas pelos aprendizes das aprendizagens desenvolvidas pelo programa em múltiplos âmbitos de suas vidas. A avaliação do desempenho dos aprendizes de cada um dos comportamentos-objetivo do Programa evidenciou que as classes de comportamentos elencadas como comportamentos-objetivo dos encontros do Programa constituem efetivamente comportamentos menos abrangentes constituintes da classe geral ?avaliar a confiabilidade de informações?. Além disso, foi evidenciado alto grau de eficiência das contingências construídas para desenvolver tais comportamentos, ainda que seja possível aperfeiçoar algumas contingências relativas ao desenvolvimento de algumas classes de comportamentos-objetivo, que não foram desenvolvidas com os graus de correção e perfeição esperados. Algumas dessas classes de comportamentos-objetivo foram reveladas pela avaliação do desempenho dos sujeitos nas sondas. Dos três comportamentos avaliados, os aprendizes desenvolveram o comportamento ?identificar trechos constituídos por falácias?; porém, não desenvolveram com os graus de correção e perfeição esperados os comportamentos ?descrever erros apresentados em falácias? e ?nomear falácias?. Por meio da entrevista realizada com os aprendizes, é possível concluir que grande parte dos comportamentos-objetivo do Programa continuou sendo apresentada por eles, mesmo decorridos cinco meses do término do Programa. Além disso, foi evidenciada generalização desses comportamentos para contextos de diferentes tipos, desenvolvimento de outros comportamentos mais complexos que aqueles elencados como comportamentos-objetivo do Programa e desenvolvimento, inclusive, de comportamentos constituintes da classe geral ?avaliar a confiabilidade de informações? em outras pessoas que não os aprendizes do Programa, por meio da interação entre os aprendizes e essas pessoas. O desenvolvimento dos comportamentos-objetivo do Programa e a apresentação deles e de outros comportamentos, mais complexos, constituintes da classe geral ?avaliar a confiabilidade de informações? no contexto cotidiano e profissional dos aprendizes evidencia o alto grau de eficiência e eficácia do Programa de contingências de ensino para desenvolvimento de comportamentos básicos constituintes da classe geral ?Avaliar a confiabilidade de informações?.<br> |
pt_BR |