Arquitetura de shopping centers: usabilidade relacionada à atratividade nos espaços semipúblicos para os usuários idosos

DSpace Repository

A- A A+

Arquitetura de shopping centers: usabilidade relacionada à atratividade nos espaços semipúblicos para os usuários idosos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Vera Lúcia Duarte do Valle pt_BR
dc.contributor.author Bittencourt, Maria Cristina pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T17:13:33Z
dc.date.available 2014-08-06T17:13:33Z
dc.date.issued 2013 pt_BR
dc.identifier.other 324003 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122672
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, os shoppings centers são referência na vida de grande parte da sociedade. Seus ambientes oferecem a segurança, beleza e tranquilidade perdidas nas tradicionais áreas públicas das cidades. O envelhecimento populacional em escala global soma mais de 12% dos brasileiros e torna fundamental a qualificação dos espaços coletivos. Pela reunião do comércio e serviços ao lazer em local acessível com independência de fatores climáticos e da violência urbana, os shoppings são importantes atrativos ao uso pelos idosos. Esta tese envolve a usabilidade dos espaços semipúblicos de shopping centers e seu fenômeno aborda a influência da usabilidade como fator de atratividade para as pessoas idosas, visando a construção de uma estrutura de atributos que demonstra este relacionamento a partir dos aspectos biopsicossociais deste grupo etário. A base filosófica estruturalista e a abordagem sistêmica possibilitaram a construção de um instrumento de pesquisa estruturado na compreensão interdisciplinar da usabilidade espacial, da atratividade dos shopping centers, e do processo de envelhecimento. A característica exploratória, o método é dedutivo-descritivo ea natureza qualitativa descrevem e organizam as características do espaço semipúblico do shopping centers no contexto situacional específico, originando as dimensões espaciais objetivas e subjetivas de usabilidade e atratividade. É de pouca amplitude e grande profundidade no estudo de categorias espaciais e de seus atributos, e os dados obtidos foram organizados e classificados para formar o instrumento de investigação submetido a especialistas nas áreas de Geriatria e Gerontologia, Ergonomia, Arquitetura e Administração de shopping centers. A avaliação dos dados utilizou a análise multivariada e o resultado demonstrou a consistência da maioria dos itens originando a estrutura de atributos que foi legitimada por especialistas em geriatria e arquitetura com idade superior a sessenta anos. Pode ser uma referência para estudantes, e profissionais arquitetos, engenheiros de produção, ergonomistas, engenheiros civis, designers, gerontologistas, psicologos, para empresários da indústria dos shopping centers, ou que se relacionem com a produção e/ou pesquisa sobre espaços comerciais, entre outros.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Nowadays, shopping malls are reference in the life of most part of the society. Their environments offer the safety, beauty and peacefulness lost in the traditional public areas of the cities. The population ageing exists in a global scale; there are more than 12% of Brazilian people in this group. Qualifying collective spaces is essential. Shopping malls are important attractions for the use of elderly people due to the fact that services and goods are together in an accessible place, as well as to the detachment from climate factors and urban violence. It is questioned which usability components influence elderly users attractiveness to the semipublic spaces of the malls. As its theme, this thesis encompasses the study of the usability of these spaces and its phenomenon is related to this usability influence as a factor of attractiveness to elderly users. Structuralism is its philosophical basis, with a systemic approach, and it originates from the literature on the general comprehension of the phenomenon of spatial usability, of the attractiveness of shopping malls, of the ageing process and its biopsychosocial aspects, in order to understand specific relations, aiming to construct a theoretical structured instrument. The deductive and descriptive method is applied, and it has an exploratory qualitative nature, since it describes the characteristics of the semipublic space in the specific situational context of a shopping mall, relying on information obtained from the interdisciplinary theoretical study, creating objective and subjective spatial dimensions of usability and attractiveness, and their relevance for elderly people in these environments. It makes a profound study of spatial categories and their attributes, having little amplitude and great deepness on knowledge generation. Obtained, organized and classified data encompass the investigatory instrument, which was submitted to experts in Geriatrics and Gerontology, Ergonomics, Architecture and Mall Administration. Multivariate analysis is used in order to evaluate data, obtaining the structure of the attributes considering the relation between usability and attractiveness of the semipublic spaces of the shopping malls. Legitimated by experts in Geriatrics and Architecture, aging more than sixty, it might be a reference for students, architects, production engineers, ergonomists, civil engineers, designers, gerontologists, psychologists, businessmen from shopping mall companies, and others who deal with the production and/or research of commercial spaces,among others. en
dc.format.extent 449 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Centros comerciais pt_BR
dc.subject.classification Arquitetura pt_BR
dc.subject.classification Espaços públicos pt_BR
dc.subject.classification Idosos pt_BR
dc.subject.classification Arquitetura - pt_BR
dc.subject.classification Fatores humanos pt_BR
dc.subject.classification Ergonomia pt_BR
dc.title Arquitetura de shopping centers: usabilidade relacionada à atratividade nos espaços semipúblicos para os usuários idosos pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Pacheco Júnior, Waldemar pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
324003.pdf 9.932Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar