O boneco de Alberto Cavalcanti

DSpace Repository

A- A A+

O boneco de Alberto Cavalcanti

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Antelo, Raúl pt_BR
dc.contributor.author Zacchi, André Piazera pt_BR
dc.date.accessioned 2014-08-06T17:10:14Z
dc.date.available 2014-08-06T17:10:14Z
dc.date.issued 2013 pt_BR
dc.identifier.other 325494 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122629
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Em 1945, no filme Dead of night, Alberto Cavalcanti propõe o conceito de boneco. O boneco estabelece uma relação polar com seu mestre, ventríloquo, na qual ocorre uma gradual inversão de papéis. O conceito, proposto em imagens, é um paradigma a ser justaposto aos demais filmes do cineasta balizando a busca de uma poética. Um filme é uma articulação de partes, de movimentos que caracterizam uma montagem, que fazem uma ideia ganhar vida. Nas montagens de Cavalcanti predomina uma imagem-percepção que transita entre dois polos: a percepção num estado líquido, de um universo de imagens que interagem em todas as suas partes e em todas as suas faces, e um estado sólido da percepção, em que as imagens orbitam em torno de uma imagem especial, aglutinadora, de um centro de indeterminação.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : In 1945, in the film Dead of night, Alberto Cavalcanti proposes the concept of the puppet (dummy). The puppet establishes a polar relationship with its master, the ventriloquist, in which a gradual inversion of roles takes place. The concept, proposed in images, is a paradigm to be juxtaposed with the filmmaker's other films, beaconing the search for his poetic. One film is an articulation of its parts, movements that characterise the montage, which make an idea come to life. In Cavalcanti's montage, predominates an image-perception that transits between two poles: the perception in the liquid form, in an universe of images that interact in all its parts and in all its facets, and the perception in the solid form, in which the images orbit around one special agglutinating image, a center of indetermination. en
dc.format.extent 204 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Cinema e literatura pt_BR
dc.subject.classification Percepção pt_BR
dc.title O boneco de Alberto Cavalcanti pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
325494.pdf 2.818Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar