"Sapeca", "danado", "abobadinho", "distante": considerações antropológicas sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade a partir de entrevistas com professoras de Florianópolis, Santa Catarina

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"Sapeca", "danado", "abobadinho", "distante": considerações antropológicas sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade a partir de entrevistas com professoras de Florianópolis, Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Maluf, Sônia Weidner
dc.contributor.author Moura, Fernando Augusto Groh de Castro
dc.date.accessioned 2014-07-30T18:37:50Z
dc.date.available 2014-07-30T18:37:50Z
dc.date.issued 2014-07-30
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122310
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem por objetivo discutir sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a partir de entrevistas que realizei com cinco professoras que trabalham em uma escola de Florianópolis, a qual oferece aulas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Procuro explorar alguns elementos que emergem dos seguintes questionamentos: em primeiro lugar, quais os critérios que as docentes se baseiam para desconfiar que alguma aluna ou aluno possua TDAH ou algum distúrbio que, de acordo com as professoras, mereceria um tratamento psiquiátrico ou psicológico? Além disso, segundo o discurso das docentes, qual o lugar ocupado pelos medicamentos utilizados pelos estudantes diagnosticados com TDAH e de que maneira se configura a própria relação entre o pedagógico e o terapêutico? Enfim, quais as tensões e especificidades que emergem das falas das professoras em relação a tal diagnóstico e a medicalização de suas/seus alunas/os? Inicialmente, apresento as origens do TDAH como entidade nosológica, bem como as variações de critérios diagnósticos e quadros etiológicos ao longo do tempo. Em seguida, são intercaladas duas seções nas quais me debruço sobre algumas falas das professoras, com duas seções em que são exploradas discussões de cunho mais teórico. Por fim, efetuo algumas considerações nas quais evidencio alguns limites e potencialidades da pesquisa aqui apresentada. pt_BR
dc.format.extent 49 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Hiperatividade pt_BR
dc.subject Medicalização pt_BR
dc.subject Saúde Mental pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Antropologia pt_BR
dc.title "Sapeca", "danado", "abobadinho", "distante": considerações antropológicas sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade a partir de entrevistas com professoras de Florianópolis, Santa Catarina pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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