“Gênero, educação e sociologia”: Uma proposta de trabalho didático para o Ensino Médio da rede pública de ensino do estado de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

“Gênero, educação e sociologia”: Uma proposta de trabalho didático para o Ensino Médio da rede pública de ensino do estado de Santa Catarina

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Orchard, Maria Soledad Etcheverry
dc.contributor.author Scirea, Luísa Bonetti
dc.date.accessioned 2014-07-30T18:04:32Z
dc.date.available 2014-07-30T18:04:32Z
dc.date.issued 2014-07-30
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122304
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Neste Trabalho de Conclusão de Licenciatura (TCL) pretende-se elaborar uma proposta de trabalho didático sobre gênero, focando-se nas relações de gênero, sexualidade e violências, com base na perspectiva histórico-crítica e sob um viés das Ciências Sociais. Esta proposta se justifica tanto pela legislação vigente na Educação, Ensino Médio e Sociologia a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Estado de Santa Catarina, como pelo viés político, no que se refere à importância de se efetivar uma educação que respeite à diversidade e contribua no combate às violências de gênero. A proposta elaborada neste trabalho será baseada na análise da experiência de estágio obrigatório realizada por mim, estudante do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina, ao longo do ano de 2013 em uma turma do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Ensino da grande Florianópolis. A partir da análise das representações de gênero dos/as estudantes e da experiência em sala relatada pela professora/pesquisadora, pretende-se repensar as propostas pedagógicas, ampliando-as, modificando-as, de modo a se tornar um plano de trabalho que contribua efetivamente para uma educação voltada à equidade de gênero e ao respeito à diversidade, qualificando-a para servir de material útil aos/às professores/as da Rede Pública de Ensino de Santa Catarina nas aulas de Sociologia. pt_BR
dc.description.abstract This work aims to develop a teaching proposal to work with gender related issues in high schools, focusing particularly on gender relations, sexuality and violence. The methodology adopted was based on a historical-critical approach with a Social Sciences bias. The current National and Santa Catarina State legislations regarding school curriculums and the teaching of Sociology, as well as the understanding of the importance of promoting gender diversity respect and combat gender related violence, justify this proposal. This work was developed based on the analysis of my experience as a teacher in a high school class in a Public State school throughout the year of 2013, while doing a placement to fulfil the requirements for my undergraduate degree. The representations of gender brought by the students and my experience as a teacher/researcher, were used to rethink and amplify the teaching proposals so as to make a work plan that will effectively contribute to an education directed to gender equality and respect for gender diversity. It also aims to serve as a template for teachers of the Public Education System of Santa Catarina to use in their Sociology classes. pt_BR
dc.format.extent 99 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Violência pt_BR
dc.subject Sociology pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Genre pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Violence pt_BR
dc.title “Gênero, educação e sociologia”: Uma proposta de trabalho didático para o Ensino Médio da rede pública de ensino do estado de Santa Catarina pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCL A4_Luísa_Final_com correções.pdf 951.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar